Agilidade, força ou resistência na esteira curva

por Débora Luz

esteira curva
Shutterstock

Corredores não costumam ser muito adeptos aos treinos em esteira. E isso não é apenas por acharem a vista estática da academia monótona. O equipamento causa mudanças biomecânicas ao correr, já que a rotação do “chão” é automática. A esteira curva, por outro lado, não tem esse problema.

Leia Mais

6 planilhas de treinos de corrida na esteira
+ 16 manias que entregam um corredor na academia
+ 11 hábitos para continuar motivado a correr

Para começar, ela não possui motor, ou seja, a velocidade depende da impulsão e da força de quem está em cima dela. “Por ser uma esteira mecânica e curva, o próprio indivíduo precisa fazer a força necessária para que ela se movimente, exatamente como acontece quando estamos caminhando ou correndo ao ar livre. Isso torna o exercício mais funcional e a experiência é muito parecida ao treino outdoor”, informa Ana Mendes, trainer da Technogym.

Além disso, por meio do sistema eletrônico da esteira, é possível aumentar o nível de resistência de 0 a 10. “Isso torna o exercício mais desafiador e permite uma variedade de trabalhos dos sistemas energéticos do seu corpo, aumentando a sua performance”, comenta a trainer, que sugere três treinos diferentes, focados em seus objetivos:

Treino na esteira curva para:

AGILIDADE

Aquecimento: Caminhe por 4 min

Parte principal: Posicione-se de lado na esteira curva e faça passadas laterais, passando uma vez a perna direita pela frente e, na seguinte, por trás. Alterne a cada 30 segundos, e posteriormente, mude para o outro lado, realizando mais 30 segundos com a perna esquerda. Após alternar os lados, caminhe ou corra por 1 minuto de frente e repita essa sequência por mais 3 vezes.

Resfriamento: 1 minuto caminhando

Resistência sugerida para os deslocamentos laterais: 4, 5, 6 e 7

Resistência sugerida para a caminhada ou corrida: 1, 2, 3 e 4

Treino na esteira curva para:

FORÇA MUSCULAR 

esteira curva
Foto: Cortesia Technogym

Aquecimento: Caminhe por 3 minutos

Parte principal: Posicione-se na posição de trenó (da imagem acima), com braços à frente e coluna reta. Utilize a ponta dos pés para empurrar o trenó por 25 segundos. Caminhe com o corpo ereto por 1 minuto para recuperar-se e repita essa sequência 5 vezes. Recupere-se caminhando por 1 minuto.

Resfriamento: Caminhe por 1 minuto

Resistência sugerida para a posição de trenó: 7, 8, 9, e 10

Resistência sugerida para a caminhada: 1, 2, 3 e 4

Treino na esteira curva para:

RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA

Aquecimento: Caminhe por 3 minutos

Parte principal: Corra de forma intensa durante 1 minuto e alterne com um minuto de caminhada, ajustando o ritmo da sua passada. Lembre-se que você não precisa pisar nas laterais da esteira para reduzir a velocidade, simplesmente corra um pouco mais devagar e naturalmente sua velocidade será reduzida. Repita essa sequência 10 vezes. Ao final, você terá feito 10 minutos de corrida intensa e 10 minutos de recuperação.

Resfriamento: Caminhe por 1 minuto

Resistência sugerida para a corrida e para a caminhada: 0, 1, 2 e 3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here