Alimentação pré-prova

O que fazer quando a corrida é em outra cidade ou país?

0
1886
Foto: shutterstock.

No último final de semana tive uma experiência inesquecível: acompanhar uma das World Marathon Majors, a Maratona de Nova York. Realizada anualmente desde 1970, a prova teve apenas 127 atletas em sua primeira edição. Atualmente, a média é de 50.000 corredores!

É uma prova incrível, passando por diversos locais de Nova York e terminando no Central Park, um dos cartões postais da cidade. A energia este ano estava simplesmente maravilhosa e o clima perfeito para correr: um pouquinho de frio com sol. Fui acompanhar duas pacientes minhas e o texto hoje vai sobre a alimentação pré-prova fora do país ou de sua cidade.

Leia mais:

Ghirmay Ghebreslassie é o campeão mais jovem da Maratona de NY
Suplementação esportiva
Bolo de banana saudável

Para quem vai fazer uma maratona longe de onde mora, a alimentação é sempre um estresse a mais. Geralmente, não temos o que comemos em casa, o tempero muda e nos 3 dias antes de uma prova como uma maratona, é sempre interessante não experimentar nada novo. Então, o ideal é passar em um mercado e se abastecer de alimentos que você está habituado e/ou procurar restaurantes mais “globais” como os italianos, por exemplo, que em geral possuem temperos e pratos mais conhecidos – ou não tão diferentes. Isso pode evitar problemas gastrointestinais durante a prova.

Nos 3 dias antes de uma prova, procure também não exagerar em fibras como folhas ou cereais integrais. E aumente a ingestão de carboidratos como batata, massas (com ou sem glúten), batata doce, mandioquinha e arroz para melhorar seu rendimento. A banana é uma ótima fruta para esses dias.

Procure beber bastante água e, se possível, água de coco. Leve suplementações da marca que você já está acostumado a usar. Cuide da sua imunidade com glutamina, probióticos, vitamina C e zinco. E veja com seu nutricionista as suplementações que são interessantes para você, pois viagens podem mexer com seu sistema imunológico.

E vale sempre a dica: teste tudo em treinos para já saber exatamente o que vai fazer na sua prova. Ótima semana e ótimos treinos!

livia alimentação nutrição comer para correrLivia Hasegawa é nutricionista pela USP, com especialização em fisiologia do exercício pela Unifesp, nutrição clínica funcional pela VP Consultoria Nutricional e pós graduanda em fitoterapia funcional. Desde 2007, atua em consultório particular e atende atleta amadores, profissionais e pessoas em busca de mais saúde, qualidade de vida e uma relação mais harmoniosa com a comida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here