7 alimentos que dão mais energia e diminuem o cansaço

Por Karla Walsh, da Runner's World

alimentos que dão mais energia 1
Batata doce está entre os alimentos que dão mas energia

Não se sente disposto? Calma, que você não está sozinho. Separamos alguns alimentos que dão mais energia e diminuem o cansaço. Mexa na sua dieta e dê um gás nos treinos.

“Comida é o nosso combustível. Calorias são literalmente unidades de energia. Quando comemos os alimentos corretos em combinações corretas, estamos literalmente alimentando nossos corpos”, explica Jenna A. Werner, criadora do Happy Slim Healthy.

7 alimentos que dão mais energia

1Abacate

Para começar a lista de alimentos que dão mais energia: abacate. Adicione um abacate ao seu menu quando estiver com pouca energia. Além do ácido pantotênico, uma vitamina B que ajuda as células a transformarem alimentos em combustível, os abacates são ricos em gorduras e fibras saudáveis”, diz Jessica Beacom, co-fundadora da The Real Food Dietitians.

“A gordura deles ajuda a aumentar a absorção de nutrientes dos alimentos que você come. Já a fibra retarda a subida e a descida do açúcar no sangue após uma refeição ou lanche, promovendo níveis de energia mais constantes.”

Se você ainda precisa se convenser de que as gorduras não precisar ficar de fora da sua dieta, siga esta orientação de Bonnie Taub-Dix, RD, criador do BetterThanDieting.com e autor de Read It Before You Eat It: Taking You From Label to Table (em tradução livre: Leia antes de comer: da tabela para a mesa)

“Pense em 30 a 35 por cento de gordura, 50 por cento de carboidratos e 20 por cento de proteína cada vez que comer. A opção mais energizante é o equilíbrio de todos os três macronutrientes em cada refeição ou lanche. Esse trio fornece energia; ao contrário das dietas da moda que eliminam carboidratos ou gordura .”

2Vegetais de folhas verdes

“As pessoas muitas vezes procuram soluções rápidas como cafeína e açúcar quando estão cansadas, mas nenhuma delas fornece energia constante e sustentada”, diz Stacie Hassing, co-fundadora da The Real Food Dietitians.

Além de serem pouco calóricas, folhas verdes são ricas em ferro, cálcio, fibras, ácido fólico, magnésio, vitaminas A, C, E e K. “O ferro e vitamina C em folhas verdes trabalham sinergicamente para ajudar a prevenir a anemia, que é uma das principais causas de fadiga, especialmente em mulheres ”, diz Beacom.

Você pode tomar um smoothie verde e optar por uma salada, ao invés de batatas fritas no almoço. Assim você terá mais um pouco dos alimentos que dão mais energia em sua dieta.

+ 8 receitas de smoothies que têm gosto de milkshake

3Batata doce

Não há razão para não incluir carboidratos em sua dieta. A batata doce está entre os alimentão que dão mais energia. “Eles são a fonte de combustível mais rápida do nosso sistema”, explica Taub-Dix. Escolha carboidratos integrais, ricos em fibras, que são absorvidos mais lentamente do que a farinha branca e o açúcar.

O carboidrato mais estimulante é a batata doce. “Elas são uma excelente fonte de carboidratos complexos ricos em energia, e o alto teor de fibras diminui a taxa de digestão. Dessa forma, a sua energia é liberada de forma lenta e constante”, diz Beacom. “Também é fonte de manganês, que é importante para a quebra de outros nutrientes que elevam a energia.”

Abacaxi, nozes e aveia também são grandes fontes de manganês, que melhora o metabolismo.

4Bananas

A banana também está entre os alimentos que dão mais energia. “Repleta de bons carboidratos, potássio e nutrientes, essa é uma ótima opção, especialmente no pré-treino, para lhe dar combustível rápido”, diz Werner.

E a lista de benefícios da banana não para por aí:

● O potássio ajuda na hidratação, um fator chave para se sentir naturalmente mais alerta;

● Açúcares naturais e carboidratos preparam seu sistema para um treino;

● Os fitoquímicos ajudam na recuperação, depois de desafiar os seus musculares.

5Chocolate amargo

“Quando você está exausto, pode enxergar o açúcar como uma solução rápida, mas ele é absorvido rapidamente pela corrente sanguínea, o que causa açúcar no sangue e deixa a  energia como uma montanha russa ”, diz Taub-Dix.

Para uma resposta mais sustentável, procure uma barra de chocolate amargo com 75% ou mais de cacau. Esta opção de baixo teor de açúcar é uma boa fonte de cafeína e teobromina, dois estimulantes que podem aumentar a energia e o humor. “Também é rico em antioxidantes que podem melhorar o fluxo sanguíneo e, portanto, a oxigenação do cérebro e dos músculos”, diz Beacom.

6Água

Comer direito, dormir o suficiente e se mover o suficiente são três chaves para aumentar a resistência. Mas não se esqueça do que você está bebendo também.

Muitos de nós usam o café como uma muleta, mesmo que isso cause nervosismo, de acordo com Taub-Dix. Então aposte na água da próxima vez que você estiver enchendo sua xícara.

“A desidratação pode retardar até mesmo a produção de energia, o que pode fazer com que você se sinta cansado e lento. Beber bastante água é essencial para impulsionar e manter a energia ”, diz Werner. Assim, mesmo que tenha zero calorias, gordura, proteína ou carboidratos para fornecer energia, a água afasta o cansaço.

7Beterraba

“Beterraba contém nitratos naturais e antioxidantes que são pensados ​​para aumentar o fluxo sanguíneo e, portanto, a oxigenação do cérebro e dos músculos”, diz Beacom.

Procure consumir uma variedade de frutas e legumes para atingir sua cota diária de micronutrientes. “Os micronutrientes não necessariamente se correlacionam diretamente com a perda ou ganho de peso. Mas quando estamos com deficiência, seu corpo precisa trabalhar mais para compensar a perda. Isso pode cansar ou esgotar sua energia ”, diz Werner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here