Bekele vs Kipchoge na Maratona de Londres 2020?

Por Rick Pearson, da Runner's World UK

Kenesia vs Bekele
Foto: Daniel Leal Olivas

Embora 2019 seja sempre lembrado como o ano em que Eliud Kipchoge quebrou a barreira de duas horas em uma maratona, houve outra performance nos 42K que espantou muita gente sem necessariamente ter ido parar em tantas manchetes. Kenenisa Bekele, da Etiópia, correu 2h01min41 na Maratona de Berlim, perdendo por pouco o recorde mundial de Kipchoge (apenas dois segundos de diferença). Este ano, aparentemente será Bekele vs Kipchoge na Maratona de Londres 2020. E uma das disputas mais emocionantes de todos os tempos.

Leia mais

+ Cruzeiro pretende retomar equipe de atletismo
+ Rhonex Kipruto quebra recorde mundial nos 10K
+ Conheça Brigid Kosgei, a vencedora da São Silvestre

A prova britânica acontecerá em abril. Em outubro do ano passado, Kipchoge já havia anunciado em sua conta oficial no Twitter que faria parte dela. Desde então, nomes importantes também confirmaram presença na Maratona de Londres 2020 (como Mosinet Geremew e Mule Wasihun, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ano passado). Contudo, faltava um nome para a lista ficar completa: o de Kenenisa Bekele.

Ontem, o que todos estavam esperando aconteceu. Bekele confirmou que correrá lado a lado com Kipchoge. Quer saber por que estamos tão animados com a notícia? Confira:

Por que Bekele vs Kipchoge promete ser uma das disputas mais emocionantes de todas?

Bekele tem currículo

Adivinha quem detém os recordes mundiais nos 5.000 e 10.000 metros? Mo Farah? Haile Gebrselassie? Na verdade, ambos são mantidos por Bekele. Na verdade, ninguém na largada da elite de Londres 2020 — nem mesmo Kipchoge — tem um melhor currículo que ele, que já conquistou 17 títulos mundiais em cross-country e pista.

Ele é forte

Se Bekele se mantiver até 3 quilômetros atrás de Kipchoge, ainda será uma ameaça para o queniano. Afinal, o atleta tem um histórico de surpreender nos finais das provas como nenhum outro. Um exemplo foi como ele se afastou de Mo Farah na Great North Run, em 2013. Se Kipchoge não conseguir uma boa distância de seu adversário, ele certamente poderá ser ultrapassado.

Bekele é (quase) tão rápido quanto Kipchoge

Tirando o histórico sub-2h conquistado por Kipchoge em Viena — tempo alcançado com a ajuda de muitos pacers e com um tênis que pode ser proibido por doping tecnológico — os recordes pessoais dos dois corredores são praticamente idênticos. Enquanto Kipchoge fez 2h01min39 em Berlim 2018; Bekele tem 2h01min41.

Essa informação é muito importante, porque nos anos anteriores, o RP de Kipchoge era muito superior ao de qualquer outro atleta. Então, mesmo se tivesse um dia ruim, Kipchoge ainda seria o favorito de qualquer prova. Agora, ele precisará dar o seu melhor para a disputa com Bekele.

Kipchoge já foi derrotado por Bekele muitas vezes antes

Todo mundo sabe que Kipchoge venceu Bekele nas quatro maratonas que eles já disputaram anteriormente. Mas, na verdade, é Bekele quem tem o melhor registro em todas as distâncias e superfícies.

Claro, Kipchoge continua sendo, com razão, o favorito em Londres 2020. Mas seu adversário não tem medo dele, uma vez que já ultrapassou algumas de suas marcas e acredita que pode repetir a dose.

Pode ser que Kipchoge não esteja em um dia tão bom assim

Quando falamos em consistência, pensamos em Kipchoge. Ele venceu 12 das 13 maratonas que já participou. Mas, em algum momento, ele pode ter um dia ruim. Depois do sub-2h, ele pode estar cansado mental e fisicamente. Ou então estar se preparando para algo maior, como Berlim, o percurso mais rápido de todos, em setembro.

De qualquer forma, com Bekele na prova, não vai ser mamão com açúcar para Kipchoge.