Nadar pode fazer você correr mais rápido?

Por Runner's World

benefícios da natação
Foto: Shutterstock

Nadar é um ótimo cross-training para corredores, além de auxiliar na recuperação de lesões. Aqui estão cinco benefícios da natação para mostrar o motivo pelo qual todo corredor deveria colocar a natação em sua rotina de treinamento cruzado.

Benefícios da natação para corredores

1Natação pode reduzir lesões comuns em corredores

A piscina relaxa a musculatura. A flutuabilidade da água neutraliza os efeitos da gravidade, reduzindo a pressão nas articulações do corpo e aliviando o estresse nos músculos, tendões e ligamentos. Como resultado, a natação ajuda a reduzir lesões associadas ao impacto no asfalto. Se você está preocupado com o impacto da rua nas articulações, comece trocando uma de suas corridas semanais por uma sessão na piscina.

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2Nadar pode te ajudar a correr mais rápido

De acordo com um estudo do European Journal of Applied Physiology and Occupational Physiology, corredores que adicionaram natação á sua rotina de treinos em um período de dez semanas melhoraram seu tempo de corrida de 3,2k em 13 segundos. Esse é um salto considerável no desempenho.

3A natação ajuda a melhorar o desempenho cardiovascular

Como a maioria dos movimentos de natação requer respirações retidas, a natação ajuda a melhorar o desempenho cardiovascular, à medida que você força seu corpo a trabalhar com o oxigênio que possui. De acordo com o Scandinavian Journal of Medicine in Science, após apenas 12 sessões de natação com respiração controlada, 18 indivíduos apresentaram um aumento de 6% na economia de corrida.

4Pode ajudar a fortalecer as pernas

Dado que a água é 800% mais densa que o ar, a natação é o melhor treinamento de resistência que você poderia querer. Treinos de chutes com aparelhos – como pé de pato – ajudam a isolar as pernas; a vibração do chute constante ajudará a desenvolver panturrilhas fortes e a fortalecer os músculos ao redor das articulações, proporcionando mais força motriz nas pernas.

5Pode ajudar a se recuperar mais rapidamente

Até os profissionais vão à piscina para colher os benefícios da natação, principalmente quando se trata de se recuperar de grandes esforços. Um estudo chamado “Efeitos de um mergulho de recuperação no desempenho subseqüente em corrida” no International Journal of Sports Medicine revelou que uma sessão de recuperação baseada em natação melhorou o desempenho do exercício no dia seguinte, em comparação com a recuperação passiva. Portanto, alguns metros na piscina podem te ajudar a voltar a correr mais cedo.

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