Quais são os reais benefícios do vinagre de maçã?

Por Marygrace Taylor, da Bicycling US

vinagre de maçã
Foto: Shutterstock

O vinagre de maçã é outra dessas tendências alimentares que as pessoas defendem alegam ser saudável de todas as maneiras possíveis. Isso inclui ajudar você a perder peso, estabilizando o açúcar no sangue, melhorando a digestão e a absorção de nutrientes.

Mas uma garrafa de vinagre pode realmente fazer isso? Foram atrás de pesquisas e conversamos com especialistas para descobrir quais são os benefícios reais do consumo de vinagre de maçã.

A alegação:

Beber vinagre de maçã pode ajudar a perder peso, melhorar sua digestão e a absorção de nutrientes, agir como um desintoxicante e até aumentar seu desempenho atlético.

A evidência:

Muitas pessoas dizem que o vinagre de maçã pode fazer muitas coisas para a sua saúde. Mas há poucos estudos a respeito. E as pesquisas tratam, principalmente, os efeitos do vinagre de maça no açúcar e no sangue.

Há evidências sugerindo que vinagre de maça poderia ajudar na perda de peso. Um pequeno estudo com 39 adultos descobriu que aqueles que tomavam uma colher de sopa de vinagre de maça no almoço e no jantar perderam quase quatro quilos em 12 semanas – mas também cortaram 250 calorias diárias. Outro estudo que analisou 144 adultos obesos descobriu que aqueles que ingeriram 2 colheres de sopa de vinagre de maça diariamente por 12 semanas perderam quase dois quilos. Enquanto aqueles que tomaram uma colher de sopa perderam apenas um quilo.

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A ciência é um pouco mais forte quando se trata dos efeitos do vinagre de maçã sobre o açúcar no sangue, pelo menos entre as pessoas com diabetes tipo 2. O vinagre de maça parece melhorar a absorção de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina, segundo um estudo de 2015. E, de fato, pesquisas mais recentes descobriram que o consumo de vinagre de maçã promove níveis mais saudáveis ​​de açúcar no sangue em adultos com diabetes tipo 2.

“O papel do vinagre de maça na estabilização do açúcar no sangue é baseado na ideia de que o ácido acético no vinagre atua como anti-glicêmico. Esse efeito ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue após uma refeição”, explica Kelly Jones, nutricionista esportivo.

Fator probiótico

E no que diz respeito à digestão, absorção de nutrientes e desintoxicação? O vinagre de maçã é um alimento fermentado, por isso contém algumas bactérias probióticas que podem ser benéficas para a saúde intestinal, observa Jones. Mas não há evidências de que beber o vinagre ajudará a absorver mais nutrientes dos alimentos. “Na verdade, pode piorar a absorção de potássio pelo corpo”, diz a nutricionista esportiva Amy Goodson.

Também não há nada que comprove que ele atua na desintoxicação. “O corpo já tem o fígado e os rins que quebram e removem toxinas”, diz Jones.

Curiosamente, você pode ter ouvido falar que o vinagre de maçã pode ajudar no tratamento da azia. No entanto, não há pesquisas publicadas sobre o assunto..

Por último, não ha nada comprovando que vinagre de maçã tem um impacto benéfico no desempenho atlético.

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O veredito:

O vinagre de maçã tem algumas coisas boas, mas não é um alimento milagroso. “Não há evidências suficientes para recomendar o vinagre de maçã para melhorar sua saúde”, diz Goodson.

O consumo regular de vinagre de maçã poderia, teoricamente, auxiliar na perda de peso. No entanto, só vai dar ajudar se você diminuir o consumo de calorias e melhorar seu nível de atividade física. Mas a maioria dos especialistas não acredita nos benefícios a longo prazo do vinagre de maçã.

Quanto aos benefícios do açúcar no sangue, a maioria das pesquisas analisou pessoas com diabetes tipo 2. Então, se você é um adulto saudável, é difícil dizer com certeza se você sentirá alguma melhora.

Por outro lado, beber vinagre de maça para garantir mais probióticos pode melhorar a sua saúde intestinal. Mas isso não vi melhorar qualquer problema maior de digestão ou azia. “Você pode obter essas bactérias boas a partir de outros alimentos fermentados mais nutritivos, como iogurte”, diz Jones.

A vinagre de maçã também não ajuda a absorver mais nutrientes de sua comida. E o fato de piorar a absorção de potássio pode ser ruim para a sua performance. “O potássio é um eletrólito que é perdido pelo suor. Ele atua na contração muscular junto com o sódio. Se há o desequilíbrio, as cãibras podem ocorrer”, explica Goodson.

Resumindo, não há muitas razões convincentes para beber vinagre de maçã, especialmente se você não tiver diabetes tipo 2. “Mas se você quiser consumir, tenha algumas coisas em mente: o vinagre de maçã é muito ácido, então limite o consumo a duas colheres de sopa por dia, no máximo”, recomenda Goodson. Mais do que isso pode irritar seu estômago. E considere misturar o vinagre com um copo de água ou colocá-lo em uma salada com azeite, em vez de tomá-lo direto. Diluir o vinagre de maça vai facilitar a sua ingestão e evitar que o ácido corroa o esmalte dos dentes.

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