Bolt perde um dos ouros da Olimpíada de Pequim

Equipe jamaicana foi desqualificada do revezamento 4x100m depois do doping de Nesta Carter; Brasil deve herdar bronze

Foto: shutterstock.

Usain Bolt perderá uma de suas nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira (25) o doping de Nesta Carter e, como consequência, a desqualificação da equipe jamaicana – que foi ouro na prova – do revezamento 4x100m rasos da Olimpíada de Pequim. Foi encontrada na reanálise dos exames de Carter a substância metilhexanamina, estimulante presente em alguns suplementos alimentares e remédios.

Além de Bolt e Carter, Asafa Powell e Michael Fraser faziam parte do time. Na ocasião, eles haviam registrado o novo recorde mundial da prova: 37s10. O atual recorde também é jamaicano (36s84 em Londres-2012). Segundo o COI, todos serão informados e terão que devolver as medalhas, pins comemorativos e diplomas.

Leia mais:

Queniana perde títulos das maratonas de Boston e Chicago de 2014
Revezamento feminino brasileiro herda medalha de bronze de Pequim 2008 após doping russo

Com a mudança, Trinidad e Tobago fica com a primeira colocação, com o Japão em segundo. O Brasil, que terminou em quarto, deve herdar o bronze. Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira eram os brasileiros na prova.

Também nesta quarta, o COI anunciou o doping da russa Tatiana Lebedeva, do salto triplo. Ela tinha ganhado medalha de prata na Olimpíada de Pequim e foi flagrada com o esteroide dehidroclorometiltestosterona (turinabol).

Carter e Lebedeva fazem parte dos inúmeros casos de doping divulgados nos últimos meses após reanálises pelo COI de exames de sangue e urina coletados nos Jogos de Pequim e Londres.