As brasileiras vitoriosas nas meias maratonas do fim de semana

Meia de SP, Lisboa e Sul-Americano de Marcha Atlética tiveram nossas meninas no pódio

Crédito: Kakigori Studio/shutterstock

Performance das brasileiras nas meias maratonas foi de dar orgulho no Mês da Mulher

O último final de semana (10 e 11 de março) foi recheado de vitórias brasileiras femininas. Teve pódio na Meia Maratona Internacional de São Paulo, na Meia Maratona de Lisboa e no Sul-Americano de Marcha Atlética.

Brasileiras nas meias maratonas: veja campeãs

Meia Maratona de São Paulo 2018

A paranaense Joziane Cardoso foi a vencedora da Meia de São Paulo, no último domingo (11). Foi a terceira medalha de ouro da brasileira nesse campeonato, com um tempo de 1h16min54.

Ela ganhou com 20 segundos de vantagem sobre o 2º lugar, que ficou com a queniana Caroline Kimosop. A paulistana Andréia Aparecida Hessel ficou com o 3º lugar, com 1:17:35, e a Valdilene Silva fechou em 4º, com 1:17:56.

“Fui com as quenianas a partir do Km 6 e fiquei analisando a situação. No Km 18, resolvi atacar e elas não vieram. Com estava bem, mantive o ritmo forte e consegui esse tricampeonato muito importante neste começo de temporada”, revelou Joziane Cardoso, de acordo com o site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Meia Maratona de Lisboa

Foi a paratleta santista Vanessa Cristina que conquistou a medalha inédita da Meia Maratona em Cadeira de Rodas de Lisboa, em Portugal. Foi o primeiro título internacional da carreira dela, com um tempo de 58min43.

Vanessa ficou à frente da Magriet Broek, de Amsterdã, por apenas um segundo, seguida da britânica Nikki Emerson, que fez 1h6min. Vencedora da São Silvestre 2017 e, agora, da Meia de Lisboa, Vanessa agora está focada na Maratona de Boston, em abril, nos Estados Unidos.

“Foi a prova mais difícil da minha vida. O vento estava forte e, quando vinha de frente era complicado rodar, de lado desequilibrava a cadeira [de rodas]. Com o frio e a chuva, ao meio da prova parecia que estava no meio de um tufão. Pelas condições, foi uma excelente marca. No ano passado fiquei em terceiro, então ter vencido Lisboa é um sonho”, disse Vanessa, conforme reportado pelo site da Prefeitura de Santos.

Sul-Americano de Marcha Atlética

Já o campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética teve a pernambucana Erica Rocha Sena em 1º lugar na prova que ocorreu no último sábado (10), em Súcua, no Equador.

Ela fez um tempo de 1h30min22 (20 voltas em um circuito de 2 km) e conseguiu confirmar sua participação no Campeonato Mundial de Marcha de Taicang 2018, na China.

Ficou na frente da equatoriana Paola Bibiana, com 1h30min37, e da peruana Kimberly Garcia, com 1h32min48. As outras brasileiras, Elianay Santana e Viviane Santana Lyra, ficaram em 11º e 12º lugares, com 1h41min15 e 1h42min39, respectivamente.

Depois da medalha de prata na etapa de Monterrey, no México, da IAAF Race Walking Challenge, e do ouro no Sul-Americano, Erica tem como meta agora no Grande Prêmio de Rio Maior, de Portugal.

E os 50 km feminino, também teve brasileira brilhando. A catarinense Nair da Rosa ficou com a medalha de bronze, com 4h38min48. Bateu o recorde que era dela mesma de 4h39min28 e confirmou a ida para o Mundial de Taicang.

Curiosidades da meia maratona

+ Adolescente correu uma meia maratona em 1h11min53 usando Crocs 
+ NikeWomen Victory Tour: uma meia maratona que marcou