Brasileiros vencem Meia Maratona do Rio

Giovani dos Santos e Joziane Cardoso quebram jejum de oito anos sem vitória do Brasil na prova

Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

O domingo foi de festa brasileira na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Depois de um longo domínio queniano na prova, Giovani dos Santos e Joziane Cardoso foram os campeões da 20ª edição. A última vitória brasileira havia sido em 2008, também com dobradinha. Naquele ano, Marilson Gomes e Maria Zeferina Baldaia terminaram em primeiro. Desde então, apenas em 2014, Leul Aleme, da Etiópia, superou os atletas do Quênia e ficou em primeiro.

Leia mais:
+ Inscrições abertas para a SP City Marathon 2017

Giovani, que foi vice em 2015, finalizou o percurso de 21 km em 1h04min47, com boa vantagem para o queniano Joseph Aperumoi (1h05min08). Gilmar Silvestre Lopes terminou em terceiro com tempo de 1h05min32. Para vencer esse ano, o brasileiro mudou um pouco sua estratégia. “Resolvi observar o ritmo dos atletas quenianos nos primeiros 15 quilômetros, ou seja, manter o mesmo ritmo deles para ganhar espaço nos quilômetros finais, e deu certo. Apesar do calor, consegui seguir forte sem deixar o rendimento cair”, contou o atleta após a prova. Ele agora foca seus treinos em dois eventos desse ano: a Volta da Pampulha e a São Silvestre.

Joziane finalizou a prova em 1h17min58 com a brasileira Valdilene Silva em segundo (1h18min17). Leah Jerotich, do Quênia, ficou em terceiro. Joziane também adotou uma estratégia cautelosa no começo, deixando para apertar o ritmo no final. “Treinei muito para as Dez Milhas Garoto e depois para essa prova. Acho que tudo acabou se encaixando bem aqui. Estava muito quente no começo e sabia que tinha de fazer uma corrida sem forçar demais”. Nas Dez Milhas Garoto, Joziane passou mal a poucos metros da chegada e, por isso, não conseguiu terminar a prova.

A Meia Maratona Internacional do Rio teve largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. Mais de 24 mil corredores participaram da corrida.

Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação
Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação