Estudo sugere que consumo de cafeína aumenta tolerância à dor

cafeína aumenta tolerância à dor
Foto: Shutterstock

Mais uma boa notícia para quem não abre mão de um cafezinho. Um estudo recente da Psych-pharmacology sugere que o consumo habitual de cafeína aumenta tolerância à dor.

Cafeína aumenta tolerância à dor

A pesquisa realizou uma série de testes com consumidores de café para analisar a sua sensibilidade em relação à dor.

Os resultados mostraram que “o maior consumo diário de cafeína relatado foi significativamente associado a um limite maior para dor”. Eles foram testados quanto à tolerância à dor térmica e o limite de dor ao calor e à pressão. A quantidade média de cafeína consumida entre os participantes foi de 170 miligramas por dia, o que é aproximadamente duas xícaras de café.

Os participantes mantiveram um diário de seu consumo de cafeína, que incluía café, chá, chocolate e bebidas energéticas.

Cafeína e corrida

Claro que o consumo em excesso pode ser prejudicial (e isso serve para tudo), mas os benefícios relacionados ao consumo do café são inúmeros.

O consumo moderado de café (até três xícaras de até 40 ml por dia) traz efeitos benéficos ao sistema cardiovascular. De acordo com o cardiologista Guilherme Sangirardi, membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, o café possui substâncias antioxidantes que retardam o desenvolvimento da aterosclerose coronária. Além de ajudar no controle da pressão arterial e do sistema imunológico. Ademais, a cafeína exerce efeito no sistema nervoso central resultando em um maior nível de concentração e disposição para realização de atividades cotidianas.

Por ser neuroestimulante, o café pode aumentar a eficiência do exercício, principalmente melhorando a produção de energia na atividade física. O resultado? Redução da sensação de fadiga e cansaço.

+7 alimentos que dão mais energia e diminuem o cansaço

Ele ainda ajuda a emagrecer. Por ser um termogênico, ele pode auxiliar no processo de emagrecimento, desde que esteja inserido em uma alimentação saudável.

Primeiro, um café

Agora, se você já é um fã de café e não abre mais dele para começar o dia, vale a pena conhecer a Nanopresso. Já ouviu falar?

O Nanopresso é uma máquina de café expresso portátil e movida a mão, que pesa menos de meio quilo e mede pouco mais de quinze centímetros de comprimento.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here