Cãimbra e outras tensões: como aliviar e entenda por que acontecem

Dores são familiares para você na corrida? Veja o que fazer

Créditos: CLIPAREA l Custom media/Shutterstock

Da próxima vez que cãimbra ou algum tipo de tensão muscular prejudicarem seu treino ou prova, use estes movimentos para um alívio rápido

Por Lauren Bedosky 

Nada arruína o barato de um corredor tanto quanto uma câimbra, uma fisgada ou qualquer outra dor repentina no meio da corrida.

“Embora isso possa acontecer em qualquer treino, costuma ser mais recorrente em dias de competição. Especialmente se você se mantém obstinadamente fiel a seu planejamento para a prova independentemente dos treinos, condições climáticas, terreno ou do próprio estado atual de seu corpo”, diz a treinadora norte-americana Mary-Katherine Fleming.

Mas, se alguma dessas dores aparecerem, saia do percurso da prova e experimente um dos tratamentos a seguir.

Tentar continuar apesar de um problema pode causar lesão – então não faça isso! Se a dor
persistir ou piorar, pare de correr e vá até a barraca médica.

Como aliviar a câimbra

Câimbra na panturrilha

Sintoma

Dor – de leve a severa – ou tensão na panturrilha.

Motivo

“Há dois culpados em potencial”, conta Mary. Desequilíbrio eletrolítico ou tênis com os quais você ainda não está acostumado. Especialmente se tiverem
drop (a diferença entre a altura da sola no calcanhar e na parte da frente do pé) baixo.

Tratamento

Se você tiver câimbra na panturrilha esquerda, coloque o pé direito na frente do corpo e agache fazendo um avanço, até deixar a coxa dessa perna paralela ao chão. Então pressione o calcanhar esquerdo para baixo. Mantenha a posição, então traga o pé esquerdo para frente e dê 4 ou 5 passos. Repita outras 2 ou 3 vezes com o mesmo lado.

Câimbra no pé

Sintoma

Dor aguda no arco do pé.

Motivo

Por um desequilíbrio na taxa de eletrólitos, que regulam funções corporais como as contrações musculares. Quando você perde muitos desses nutrientes por meio do suor, os impulsos elétricos de seu corpo podem ficar desordenados. Assim, ocasionam câimbras e espasmos. Câimbras nos pés também podem ser sinal de fadiga muscular.

Tratamento

Fique de pé e parado. Com tênis, apoie o peso do corpo sobre o pé com câimbra e pressione-o contra o chão.

Tensão na parte superior das costas

Sintoma

Tensão entre as escápulas.

Motivo

Esse tipo de dor está associado a um desalinhamento do quadril e
afeta sobretudo mulheres pós-parto. Isso porque muitas corredoras, ainda não completamente recuperadas, correm com a pélvis inclinada para frente. Dessa forma, exercem pressão sobre costas e ombros. Além disso, outras pessoas podem correr com os ombros encolhidos e a cabeça para frente, tensionando os músculos da parte superior
das costas.

Tratamento

Experimente fazer giros amplos de ombro para trás ao correr. Se a dornão recuar, saia do percurso e entrelace os dedos, com as palmas das mãos olhando uma para a outra, atrás das costas. Levante os braços o máximo que puder, então dobre o quadril ligeiramente para trás, até sentir a parte de cima das costas alongar.

Dor do lado

Sintoma

Dor intensa e aguda debaixo da caixa torácica, normalmente em apenas um dos lados.

Motivo

Normalmente, se alguém tem esse tipo de dor, está usando mais músculos do lado afetado em vez de outros que também poderiam contribuir com a respiração.

Tratamento

De pé, faça algumas respirações abdominais profundas, então pressione dois dedos sobre a área afetada. Ao aplicar pressão, continue fazendo respirações profundas e se incline para o lado oposto à dor a partir dos quadris. Mantenha a posição assim por vários segundos ou até sentir que a dor diminuiu.

Dores na corrida

+ Pilates combate dor crônica, estresse e depressão
+ Dor de barriga na corrida: por que acontece?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here