Estudo revela como sua carga de treinos pode causar lesões

Por Ben Hobson, da Runner’s World UK

Novo estudo mostra relação inusitada entre carga de treinamento e lesão
Foto: Shutterstock

A relação entre a carga de treinamento e lesão parece estar bem clara para a maioria dos corredores. Afinal, somente quando aumentamos desproporcionalmente o volume e a intensidade dos treinos é que podemos nos machucar, certo? Na verdade, uma nova pesquisa, publicada no Journal of Science and Medicine in Sports no início do ano, mostrou que o contrário também pode ocorrer. O estudo, feito com 784 corredores que treinavam para uma meia maratona, concluiu que a carga de treinamento — especificamente quilometragem e ritmo — é um fator dominante na causa de lesões relacionadas à corrida.

O mais inesperado foi que a pesquisa de nome ProjectRun21 apontou que aqueles que corriam menos e mais devagar eram mais propensos a se machucar. A publicação afirmou que “corredores que fazem menos de 15 km semanais e/ou corridas mais lentas que 6 min/km podem ter mais lesões relacionadas à corrida do que aqueles que fazem mais.”

Planilha e dicas para terminar uma meia maratona em menos de 2 horas

Como foi feita a análise da relação entre carga de treinamento e lesão

784 voluntários saudáveis foram selecionados e encorajados a seguir uma planilha específica para a meia maratona. Os dados de todos sobre o progresso nos treinos foram coletados com a ajuda de relógios ou celulares com GPS. Já a quantidade de lesões relacionadas à corrida foi conseguida por meio de questionários semanais respondidos por e-mail. 

Testamos o Huawei Watch GT: veja o resultado

Depois dessa fase inicial, os corredores foram divididos em quatro grupos: os que corriam mais de 15 km semanais; os que corriam menos; os que treinavam a um pace mais rápido do que 6 min/km; e os que treinavam a um pace mais lento. 

Resultados? Do total de participantes, 136 sofreram lesões durante o treinamento de 14 semanas para a meia maratona. Com “menor tendência entre os corredores classificados nos grupos de maior volume ou velocidade. Ou na combinação dos dois (tanto volume quanto velocidade) em comparação com os demais.”

Dor na perna: 6 lesões comuns entre os corredores.

Se você está seguindo uma planilha com baixa quilometragem, deve demorar um pouco para aumentar esse volume – até porque o aumento gradual é fundamental para evitar dores e lesões. Mas você pode focar nos treinos de velocidade para melhorar seu pace e cadência (número de passos por minuto). Esses fatores, aliados a uma boa mecânica de corrida (que você pode conquistar com exercícios educativos orientados por um educador físico), podem ser primordiais para manter você longe das lesões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here