Ficar muito tempo no celular aumenta risco de obesidade

Por Jordan Smith, da Runner's World UK

Ficar muito tempo no celular aumenta risco de obesidade
Foto: Shutterstock

Quanto tempo você consegue ficar sem sentir a urgência de checar as mensagens em seu celular? A resposta é provavelmente menor do que você gostaria de admitir. Mas é preciso estar atento, porque ficar muito tempo no celular aumenta o risco de obesidade.

Parte desse tempo pode até ser proposital. Como quando você acompanha seus treinos ou verifica a temperatura antes de uma corrida. Mas essas olhadas mais rápidas podem levar a navegações sem sentido. E esse momento pode ser mais prejudicial para sua saúde do que você imagina, sugere uma pesquisa preliminar apresentada na Conferência Latino-Americana do American College of Cardiology (ACC), que aconteceu este ano em Cartagena, Colômbia.

Contato com áreas verdes diminui vontade de comer

No estudo, os pesquisadores entrevistaram mais de 1.000 estudantes de graduação. Eles tiveram que responder sobre o uso de smartphones, medidas corporais e hábitos de vida — como dieta e exercícios.

Uso de celular e risco de obesidade

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que usam seus smartphones além de cinco horas por dia tinham 43% mais chances de serem obesas do que aquelas que ficam conectadas por menos tempo. Elas também eram duas vezes mais propensas a ingerir bebidas açucaradas e comer fast food, doces e lanches. Além de serem menos ativas.

E isso provavelmente explica por que o uso de smartphones está ligado à obesidade. ‟Não quer dizer que mexer no celular vai fazer você engordar. É apenas que o hábito costuma vir com alguns comportamentos e estilos de vida não saudáveis”, afirma Mirary Mantilla-Morrón. Ela é a autora do estudo e especialista em reabilitação pulmonar e cardíaca da Faculdade de Ciências da Saúde da Simón Bolívar University, em Barranquilla, na Colômbia.

O que fazer para evitar os problemas?

Embora você não talvez não possa ficar sem seu telefone, seja para usar as redes sociais ou para fins relacionados ao trabalho, dá para fazer um esforço consciente e reduzir o tempo desnecessário gasto com o seu dispositivo. Assim, você garante que não vai usar o tempo em que poderia estar treinando – ou preparando as suas refeições – com o celular. 

5 formas surpreendentes de usar o celular em prol da saúde

“A tecnologia facilita nossas vidas. No entanto, devemos estar conscientes sobre uma dieta saudável e a prática diária de atividade física”, diz Mantilla-Morrón. “Devemos também nos lembrar de incluir às recomendações de dieta e exercícios físicos em nossa rotina.”

Por exemplo, se você fica mais tempo do que o normal no celular pela manhã, certifique-se de dar um tempo para o polegar à noite e priorize um treino noturno. Ou se você sabe que prefere mexer pela noite, tente evitar pegar o telefone antes mesmo de sair da cama pela manhã. Dar pequenos passos para cortar o tempo desnecessário no celular é um grande salto para a sua saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here