Cochilo pode melhorar a performance nos treinos, diz estudo

Para quem dorme menos de sete horas, um cochilo à tarde pode ajudar a melhorar a performance

cochilo runners

Se você é um corredor que dorme menos de sete horas por noite, um cochilo à tarde pode melhorar a sua performance, ao menos é o que diz um novo estudo.

O estudo feito por pesquisadores da Bangor University (Reino Unido) e publicado na European Journal of Sport Science foi o primeiro a mostrar benefícios do cochilo para a performance aeróbica – anteriormente já foi falado sobre as alterações positivas da prática no desempenho anaerobico dos corredores.

Cochilo: quem se beneficia?

A pesquisa testou 11 corredores que treinavam duas vezes ao dia. Aqueles que costumavam dormir menos de sete por noite se sentiam mais cansados antes dos treinos da noite do que aqueles que dormiam mais. Os atletas que dormiam menos a noite mostravam resultados melhores à tarde depois de um cochilo, o que foi comprovado por quanto eles conseguiam correr durante os seus treinos. A percepção de esforço desses últimos também foi menor.

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Importante ressaltar que nem todos os atletas tiveram desempenhos melhores quando cochilaram, entretanto aqueles cujo desempenho melhorou foram os que, tipicamente, dormiam menos à noite.

Cochilo: mesmo curto, já ajuda

Um cochilo rápido já é suficiente para que as melhoras sejam sentidas. Os corredores que participaram do estudo dormiram de 10 a 30 minutos, aproximadamente 90 minutos antes do treino, à tarde.

Dessa forma, o estudo concluiu que, como os horários de muitos corredores os impedem de dormir mais à noite, cochilar à tarde pode ser uma estratégia útil para diminuir os efeitos negativos de quem dorme menos que o necessário.

 

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