Como comer batata doce antes do treino

Por Amanda Panteri, da Runner's World Brasil

Como comer batata doce antes do treino
Foto: Shutterstock

A batata doce é uma fonte de carboidrato complexo que muitos corredores já conhecem. Mas como comer batata doce antes do treino para usar melhor esse alimento a seu favor? 

Por ser bastante energética, a batata doce é uma boa opção de alimento para ser consumido no pré-treino, pois desemprenha uma importante função no exercícios físico: regular os níveis de açúcar no sangue. “O carboidrato mantém os níveis de glicemia controlados por um período prolongado, melhorando o rendimento esportivo. Ainda mais quando é um carboidrato do tipo complexo, como o da batata doce, que é digerido e absorvido mais lentamente, prolongando a sensação de saciedade”, explica Luna Azevedo, nutricionista e idealizadora do projeto Vida por Luna.

Benefícios da batata doce

Seja de polpa amarela, branca, roxa ou alaranjada, todas as opções do alimento garantem inúmeros benefícios à saúde. “Essas variações indicam uma elevada concentração de betacaroteno, antocianinas, compostos fenólicos, fibra dietética, vitamina C, ácido fólico e sais minerais”, explica a especialista Luna.

Aprenda o jeito certo de cozinhar batata doce

Graças a alguns sais presentes nele, como potássio, magnésio, zinco, cálcio e ferro (uma boa reposição para o pós-treino), ainda contribui para o controle da pressão arterial. Além disso, a presença de vitaminas com ação antioxidante, como A, C e E, podem auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares, do câncer e doenças neurodegenerativas!

Por que comer batata doce antes do treino?

Antes de se perguntar como comer batata doce antes do treino, vale a pena entender por que consumi-la.

Por ser um carboidrato do tipo complexo, ela é uma opção melhor do que o arroz e o pão branco, por exemplo. “Amidos com alto teor de açúcares simples e baixo em fibras, como é o caso do arroz branco, são digeridos rapidamente. Por isso, entram na corrente sanguínea em grandes quantidades. Esse processo acelera as flutuações de insulina e açúcar no sangue”, afirma a nutricionista. Resultado: a fome virá mais rápido e será fácil exagerar nas calorias durante o dia. 

Dieta sem carboidratos é uma boa estratégia para a corrida?

Apesar de não conter tantas fibras, o amido presente na batata doce é bem resistente ao sistema digestivo. “Devido à essa propriedade, ele se comporta como a fibra. Assim, reduz o índice glicêmico. E deixa mais lenta a taxa de absorção de glicose e outros nutrientes, além de regular o trânsito intestinal”, diz Luna Azevedo. O que vai evitar que você sinta tontura, náuseas e até desmaios na hora de malhar. Além de proporcionar o abastecimento de combustível para os músculos, garantindo que você não quebre no meio do caminho. E produza mais células de proteína no organismo. 

Como comer batata doce antes do treino?

O ideal é se alimentar de 20 minutos a 1h30 antes de sair para correr. “Para melhorar o desempenho antes do treino, a refeição deve ser alta em carboidratos, pois são uma fonte rápida de energia. Já a proteína deve ser consumida com moderação, no intuito de facilitar a digestão”, aconselha Luna. Ela até dá uma sugestão de receita para você testar:

Muffin de batata doce para comer antes do treino

Uma receita de como comer batata doce antes do treino
Foto: Shutterstock

Ingredientes:

  •     2 xícaras de batata doce amassada;
  •     2 xícaras de farinha de aveia;
  •     1/2 xícara de azeite;
  •     1 tomate picado;
  •     1/2 cebola picada;
  •     Cheiro verde à gosto;
  •     Sal a gosto;
  •     1 colher de sopa de vinagre;
  •     1 colher de sopa de fermento em pó;
  •     Opcional: açafrão, páprica (à gosto);
  •     Temperos: açafrão, sal, páprica defumada.

Receita fit de pão de batata doce com chia

Modo de preparo: 

Adicione o vinagre e o fermento em um recipiente e misture bem. Depois, acrescente os outros ingredientes e continue misturando (na mão ou no mixer) até formar uma massa homogênea. Coloque em formas de cupcake e leve ao forno preaquecido por 30 minutos. Não é necessário adicionar água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here