Saiba como fazer seu corpo absorver mais vitamina E

Por Danielle Zickl, para a Bicycling US

Vitamina E: estudo aponta que você não precisa consumir alimentos gordurosos para absorvê-la
Foto: Shutterstock

Para nos mantermos saudáveis ​​e garantir o melhor de nós, precisamos de uma variedade de nutrientes. Embora seja muitas vezes esquecida, a vitamina E é um desses nutrientes essenciais. A vitamina E é importante para proteger as células dos músculos e pulmões.

A vitamina E também é solúvel em gordura. O que significa que seu corpo a absorve melhor quando combinada com alimentos mais gordurosos, como óleos ou abacates. É daí que vem o conselho de comer salada com algum molho gorduroso (azeite, por exemplo). 

Mas, agora, uma nova pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, mostra que você pode não ter que comer alimentos ricos em vitamina E e alimentos ricos em gordura simultaneamente para que seu corpo absorva adequadamente o nutriente.

Neste pequeno estudo, os participantes receberam vitamina E via oral e injetável. Depois, receberam uma refeição líquida de 600 calorias (com 40% de gordura ou 0% de gordura) seguida por refeições controladas ou uma refeição líquida de 600 calorias com 0% de gordura seguida por jejum de 12 horas e refeições controladas. Cada refeição controlada era composta por 55% de carboidratos, 15% de proteína e 30% de gordura.

Excesso de vitamina D não faz bem para seus ossos

Como o organismo absorve a vitamina E

O que eles perderam foi que os horários em que as pessoas consumiram as gorduras não influenciavam na boa absorção de vitamina E. Mesmo quando se tratava do grupo de participantes que fez o jejum de 12 horas.

“O que nosso estudo mostra é que você pode ficar 12 horas sem comer nada. Passado esse período, basta comer um prato que contenha gordura para a vitamina E ser absorvida”, diz Maret Traber, principal autora do estudo e professora do Oregon State University’s Linus Pauling Institute.

Isso ocorre porque a vitamina E é absorvida no intestino delgado. Os autores acreditam que ela é retida até que seja consumida gordura “suficiente” para iniciar o processo de absorção do organismo.

10 alimentos com vitamina B12 bons para seu organismo

O que isso quer dizer?

“Provavelmente, a vitamina E encontrada nos alimentos já tem gordura suficiente para ser absorvida no intestino delgado”, disse Maret à Bicycling US. Por isso, quando a gordura a mais é consumida após um período, apenas melhora o processo. 

O problema, segundo a especialista, é que muitas pessoas não escolhem alimentos ricos nessa vitamina. “Mais de 90% dos americanos não recebem a quantidade recomendada do nutriente.”

Guardar sentimentos pode aumentar riscos de derrame

Segundo o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, os adultos precisam de cerca de 15 miligramas (mg) de vitamina E por dia. Maret recomenda consumir nozes, sementes e vegetais de folhas verdes para atingir esse objetivo. Por exemplo, 30 gramas de amêndoas torradas contém 6,8 mg de vitamina E. E a mesma quantidade de sementes de girassol torradas contém 7,4 mg. Já meia xícara de espinafre cozido contém 1,9 mg de vitamina E.

Sim, verduras como espinafre contêm gordura. Segundo Maret, o espinafre tem membranas e pequenas gotículas de lipídios (ou gordura). Portanto, embora esses tipos de alimentos não sejam tão gordurosos quanto nozes, ainda são bons o suficiente para o corpo absorver a vitamina E.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here