Dicas para direcionar a atenção e ter mais resultados nos treinos

Aprenda a se concentrar melhor na corrida e na musculação.

Mente afiada: aprenda a manter o foco na corrida e na musculação

Por Alex Hutchinson

É comum ouvirmos que os melhores corredores são mestres na arte de manter o foco. Mas reter a atenção em algo por si só não é necessariamente útil, já que o desempenho depende da forma como você direciona essa atenção.

A melhor maneira de focar em algo vai depender do contexto. Veja a seguir algumas dicas para manter o foco:

Como manter o foco nos treinos

Durante a musculação

Puxar peso pode parecer simples, mas requer coordenar o movimento preciso de milhares de fibras musculares individuais na sequência correta.

Então, quando você tiver feito um exercício diversas vezes e estiver familiarizado com ele, deixe seu corpo entrar no piloto automático.

Em vez de se concentrar na execução em si, preste atenção nos objetivos dos seus movimentos.

Por exemplo, em um estudo recente, os participan­tes tiveram um aumento de 12% da força ao fazer rosca direta quando foram orientados a puxar o peso com o máximo de força e velocidade possível, comparado a quando foram instruídos a apenas contrair os múscu­los nesse mesmo exercício.

Durante a corrida

A maioria das pesquisas que avaliaram a concentração teve por base tarefas que envolviam força ou habili­dade, mas correr também é uma atividade complexa.

Tanto é assim que um estudo de 2009 mostrou que corredores tinham menos eficiência quando orienta­dos a focarem no movimento de seus pés, comparado a quando tinham de prestar atenção ao ambiente.

É claro que manter o foco durante uma corrida de uma hora exige mais esforço do que fazer isso durante alguns movimentos de flexão de braço.

Por isso você deve observar sua postura periodicamente, a cada 1 ou 2 km. E também dar atenção especial a caracte­rísticas da mecânica. “Pisar como um gato” em vez de movimentos específicos que possam levar a elas (“mexer as pernas rapidamente”).

Durante treinos intervalados, volte sua atenção para o ritmo e como ele se relaciona com sua percep­ção de esforço; já em uma corrida fácil, desfrute a paisagem e deixe sua mente divagar.

Durante a recuperação

Os benefícios fisiológicos dos banhos de gelo, das peças de compressão e da massagem continuam sendo muito discutidos. Mas se você tem uma rotina pós-treino que lhe faz sentir bem, continue com ela.

Em um infame estudo feito em 1998, um grupo de alunos de odontologia concordaram em provocar duas lesões no céu da boca. Uma durante as férias e a outra pouco antes de suas provas.

A lesão provo­cada nas férias cicatrizou em oito dias, em média, enquanto a causada no período de provas levou 11 dias para cicatrizar.

Já um estudo de Yale (EUA), de 2012, mostrou que alunos que relatavam um maior nível de estresse levavam mais tempo para recuperar as energias depois de um treino puxado.

O estado mental afeta a recuperação. Por isso, depois de uma corrida pesada, desligue sua mente e relaxe. Seja marcando uma massagem ou progra­mando atividades sociais com parceiros de treino.

Leia mais:

+ Corrida: como se manter motivado 
+ Como treinar a mente para correr melhor