Correr de noite é o segredo para ser mais rápido? Descubra

Já ouviu falar que quem corre no escuro corre com uma velocidade maior?

Créditos: dotshock/shutterstock

Descubra se correr de noite faz você correr mais rápido e entenda os benefícios da corrida noturna 

Por Emily Abbate

Eu estava no meio da escuridão, em um trecho de quase 10 km, às 2h da madrugada. Toda adornada com equipamentos refletivos e colete de segurança, na minha segunda perna da prova de revezamento.

Com minhas passadas guiadas pelo foco da lanterna de cabeça e as batidas constantes da minha respiração, eu me sentia forte.

Embora tivesse consciência dos riscos – motoristas distraídos e buracos invisíveis –, a escuridão me envolvia. Ela me deixava mais focada e me ajudava a manter um ritmo que fazia eu me sentir a Mulher-Maravilha.

Então tive que me perguntar: será que o escuro está realmente me fazendo correr mais rápido?

“Talvez”, diz Angie Fifer, membro do conselho executivo da Associação para Psicologia do Desporto Aplicado, na Filadélfia (EUA).

“Porque quando você corre de noite, precisa prestar atenção no seu entorno”, ela explica. “E isso pode nos deixar mais conscientes e focados. O que proporciona uma sensação de liberdade, e assim, pode nos ajudar a aumentar o ritmo.”

Ruas desertas também podem te encorajar a liberar sua velocidade interior. “Ninguém está te olhando ou te julgando. Então você pensa: ‘Posso simplesmente ir, sem nenhuma inibição’”, diz Angie.

No entanto, não existe nenhuma pesquisa que mostre que correr no escuro realmente te deixa mais veloz, mesmo que você tenha essa sensação.

Estudos sobre correr de noite

Em um estudo, pesquisadores examinaram ciclistas durante quatro tiros de 20 km, prestando atenção em como os sinais visuais influenciavam em quão forte e quão rápido eles pensavam que estavam indo.

Os estudiosos perceberam que pedalar em um cenário no qual você só pode ver as coisas quando elas já estão bem próximas de você (como quando está escuro) produzia uma maior sensação de velocidade e de esforço.

Entretanto, apesar da maior percepção de esforço, não havia diferenças de frequência cardíaca nem de cadência.

“Mas há outros benefícios que também fazem valer a pena acumular quilômetros mal iluminados em vez de se ensopar debaixo do sol”, diz Danny Mackey, diretor-técnico do grupo de corrida Brooks Beasts Track Club, em Seattle (EUA).

“Corridas noturnas podem ser vantajosas nos dias em que você quer pegar leve”, sugere Danny.

“Desligue o GPS e se concentre em se sentir bem durante a corrida, assim você estará pronto para se superar no próximo treino.”

Para correr melhor

+ 5 dicas de postura para correr mais rápido
Comer para correr melhor: o que comer depois do treino