Correr pode causar espinhas?

Por Jane McGuire, da Runner's World UK

espinhas
Shutterstock

1Causa das espinhas: você não está removendo a maquiagem

Antes de correr, certifique-se de remover a maquiagem com antecedência, pois a acne geralmente pode ser causada por folículos bloqueados e bactérias encontradas no suor.

À medida que você se exercita, a temperatura do corpo aumenta e a freqüência cardíaca aumenta, causando a abertura dos poros e glândulas sudoríparas, ajudando a resfriar o corpo. A maquiagem forma uma barreira na pele que cobre os poros e, ao correr, sua maquiagem se mistura com óleo e suor, o que congestiona a pele e impede que esses poros sejam capazes de liberar o suor. Portanto, usar maquiagem durante a corrida pode bloquear seus poros e glândulas, prejudicando a capacidade de respirar da pele, o que por sua vez pode resultar em espinhas, cravos e irritação na pele.

Se você realmente não quer ser visto sem maquiagem, recomendo optar por um produto à base de água que seja leve e possa ser facilmente absorvido pela pele. Algo como um hidratante colorido, BB ou CC cream seria sua melhor opção, no entanto, a melhor maneira de evitar entupir os poros é remover toda a maquiagem e exercitar-se com um rosto fresco e nu.


2Você não está usando a roupa certa

Roupas de corrida apertadas que obstruem os poros e impedem que o sebo e o suor escapem também podem contribuir para surtos desagradáveis. A acne é mais prevalente em áreas da pele que são obstruídas por roupas apertadas, como alças de sutiã, faixas de cintura ou sob faixas de cabeça ou dispositivos como relógios ou monitores de freqüência cardíaca.

A forma mais eficaz de tratamento consiste em remover a causa do problema. Os dispositivos ou objetos em contato com a pele afetada devem ser removidos assim que você terminar de usá-los e devem ser limpos após o uso. Sempre que possível, evite usar roupas que esfreguem sua pele durante a corrida, tome banho imediatamente após o exercício e troque a roupa por roupas limpas.

A escolha das roupas que você veste também pode ajudar a limitar a prevalência de sintomas de acne. Por exemplo, usar tecidos respiráveis que absorvem o suor, como algodão e linho, ajudará a mantê-lo mais fresco, absorvendo o excesso de umidade, o que, por sua vez, reduz a transpiração.


3Causa das espinhas: correr ao ar livre é divertido. Mas não para sua pele

A exposição prolongada ao sol ao correr ao ar livre também pode causar danos à pele, sem mencionar as formas mais graves de câncer de pele. Se estiver correndo ao ar livre em clima quente, use um protetor solar que o proteja contra os raios UVA e UVB. Se possível, tente optar por um filtro solar sem óleo formulado para o rosto e o pescoço e escolha um gel protetor solar (em vez de uma loção à base de creme) para o resto do corpo. Dessa maneira, além de proteger a pele, você também minimiza as chances de entupir os poros, causando espinhas e cravos.

Há também um grande número de outras condições da pele que podem ser agravadas pela exposição ao sol, incluindo eczema, psoríase, acne e algumas condições auto-imunes. Estes podem ser induzidos com exercícios extensos, por exemplo, após períodos prolongados de caminhada (os sintomas geralmente são encontrados em golfistas, maratonistas ou caminhantes de longa distância), geralmente em clima quente.

Se você realmente quer se exercitar ao ar livre, tente evitar o período mais quente do dia e faça uma corrida no início da manhã ou à noite.


4Equipamentos de academia podem ser nojentos

Quando você treina na academia, lembre-se de que os equipamentos de ginástica, de colchonetes a máquinas de corrida, estão todos unidos a uma série de bactérias desagradáveis ​​e germes infecciosos. Com tantas pessoas usando o mesmo equipamento regularmente e não prestando atenção suficiente à desinfecção ou limpeza após o uso, esses germes e bactérias são facilmente espalhados. Essas infecções misturadas com poros entupidos e excesso de transpiração são um dos principais contribuintes para espinhas e uma série de outras infecções desagradáveis ​​na pele. Para garantir que esses germes não se espalhem pelas regiões propensas a acne, tente evitar tocar o rosto com as mãos ao exercitar-se e limpe todas as superfícies com desinfetante após o término do treino.

É importante lembrar que o exercício ajuda a reduzir significativamente os níveis de estresse e a liberar endorfinas e, como tal, pode ter um efeito positivo na pele. Aqueles que sofrem de problemas de pele induzidos pelo exercício não devem desistir do exercício, mas devem fazer tratamentos preventivos para evitar futuros surtos.

Se você notou uma alteração significativa em sua pele desde o aumento do exercício e está preocupado com o que vê, procure a ajuda profissional de um dermatologista.