Curvas na corrida: qual o movimento correto?

Você sabe o jeito certo de fazer curvas enquanto corre?

Créditos: Maxisport/shutterstock
O fisioterapeuta Cássio Siqueira fala sobre as curvas na corrida e explica como executá-las de forma correta para evitar lesões.

Curvas geralmente são complicadas para os corredores. Principalmente aquelas provas em que se corre nos dois sentidos de uma avenida e tem uma curva em cotovelo. Essas são um terror para o corredor.

Primeiro porque obrigam a uma quebra do ritmo. Você estava bem encaixado, em velocidade de cruzeiro. De repente, para tudo, vira o corpo e acelera tudo de novo no sentido contrário.

Na corrida de fundo, corremos muito tempo em linha reta, curvas vêm só para quebrar o padrão.

Mas não é só pela quebra de velocidade que as curvas são um desafio. Na maioria das vezes a mecânica de movimento na curva não é boa.

Num treino de vários quilômetros com duas, três curvas, isto não é um problema. Entretanto, para quem corre em circuitos fechados como uma pista de atletismo, isto passa a ser relevante.
É, inclusive, comum encontrarmos erros de movimento e alterações posturais decorrentes de treinos com muitas curvas especialmente em quem corre em pista sempre no mesmo sentido.
Além disso, fazer curvas de forma incorreta pode ocasionar lesões. Normalmente, elas são assimétricas, de um lado do corpo. Geralmente, a parte de dentro da curva sofre mais.
Para quem corre no sentido anti horário, o lado esquerdo se machuca. Então, é preciso ficar atento. Mas qual é o movimento correto, então?

Corpo durante curva na corrida

É exatamente o mesmo movimento de correr em frente, mas com o corpo pendulado na direção da curva.
Ou seja, corpo ereto (força de crescer) e as pernas, mantendo a alta frequência de passadas, devem empurrar o chão para trás e para fora da curva.

Tudo isso de modo que seu corpo seja empurrado para frente e na direção da curva. Também ajuda se você olhar para onde você se dirige.

O erro de movimento mais comum é deixar de crescer inclinando apenas o tronco e não o corpo todo. E com isso as pernas se desalinham, normalmente com joelhos pra dentro e promoção do pé.

Foto: arquivo pessoal.

Cássio Siqueira é supervisor de fisioterapia do esporte do curso de fisioterapia da USP e fisioterapeuta da Care Club, onde trabalha com reeducação funcional de corredores. É formado em fisioterapia na USP, com especialização em fisioterapia no esporte e fisioterapia em neurologia, mestre e doutorando em ciências da reabilitação também pela USP.

 

Lesões na corrida:

+ Como evitar lesões na corrida
+ Correr com lesão: pode ou não?