Devo alongar antes de correr?

Por Andreia Miana, colaboradora da Runner's World Brasil

alongamento
Foto: Shutterstock

Há um tempo atrás, a maioria dos esportistas, incluindo os corredores, realizavam alongamento como parte do aquecimento com o intuito de prevenir lesões. Alguns fisioterapeutas desportivos, e eu me incluo nessa categoria, costumavam realizar baterias de alongamentos para os atletas antes dos treinos de corrida.

Leia mais 

+ Como diminuir a sobrecarga no joelho durante a corrida?
+ Seu pé é o seu amortecedor de impacto
+ Guia para treinamento de força: como começar

Porém, como tudo na área da saúde muda constantemente, a literatura atual sugere que o alongamento não apresenta vantagem significativa para os corredores de longas distâncias  — e nem previne lesões. Segundo alguns artigos, os movimentos antes da corrida podem até reduzir a performance e a economia por meio da diminuição da rigidez e da energia elástica potencial dos músculos e tendões. Ou seja, ocorre um afrouxamento dos músculos e dos tendões devido ao alongamento, causando uma função neurológica alterada ou prejudicada da musculatura ativa.

Portanto, pode-se concluir que ele não é vantajoso para corredores de longa distância em relação à melhora do desempenho ou prevenção de lesões.

Adicionalmente, a corrida não é um esporte que precise de tanta flexibilidade quanto a ginástica artística, por exemplo. Portanto, aulas de alongamentos extremos não irão melhorar por si só o gesto esportivo da corrida.

Alongamento na corrida

Porém, os corredores não devem abolir o alongamento dos treinamentos! Existem sim benefícios na atividade. Vou mostrar um raciocínio clínico que vejo muito na minha prática: Se o corredor vive lesionando os músculos posteriores de coxa, pode ser, entre outros fatores, devido a um encurtamento dos músculos flexores de quadril (aqueles que elevam a coxa do chão).

Este encurtamento pode fazer com que a bacia incline excessivamente para frente, causando tração exagerada nos músculos posteriores da coxa, que acabam sendo estirados principalmente na fase que o corredor toca o pé no solo durante a corrida — onde o posterior de coxa é mais exigido, causando lesão! Portanto, nesse caso, sessões de alongamento dos músculos flexores do quadril seriam benéficas. Porém, para diagnosticar esse tipo de problema é preciso realizar uma avaliação específica da corrida para que o profissional possa orientar qual alongamento deve ser feito.

Baxter, C. et. al. Impact of stretching on the performance and injury risk of long-distance runners Res Sports Med. 2017 Jan-Mar;25(1):78-90

alongamentoAndreia Miana (@andreiamiana) é gestora do Laboratório de Performance do Movimento e fisioterapeuta da reabilitação do Vita (@vita.org.br). Coordenadora de ensino do Instituto Vita (@institutovita). Aprimoramento no laboratório de biomecânica do HSS, Estados Unidos, especialista em Ciências do Treinamento Desportivo pela UNICAMP e em Fisioterapia Desportiva pela UNESP. É mestre em Biomecânica do Movimento pela UNICAMP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here