Dia do Maratonista. Mas por que 7 de agosto?

Por Redação Runner's World

Dia do maratonista - abebe bikila durante a olimpíada de tóquio em 1964
Foto: Divulgação/IOC 1964 (KISHIMOTO)

Para quem já completou os 42 km, seja uma vez ou muitas, hoje não é um dia qualquer. Afinal, é a data que marca o Dia do Maratonista. A efeméride é uma homenagem ao etíope Abebe Bikila, que nasceu em 7 de agosto de 1932 – dia em que foi realizada a maratona olímpica de Los Angeles.

Corredora com diabetes quer participar das Olimpíadas

Abebe Bikila foi o primeiro africano a ganhar uma medalha de ouro e o primeiro atleta a vencer duas maratonas olímpicas (Roma, 1960 e Tóquio, 1964). Nessas duas ocasiões, o atleta ainda quebrou recordes mundiais. 

Dia do Maratonista: uma homenagem a Abebe Bikila

Filho de um pastor de ovelhas, Abebe cresceu na vila de Jato, Etiópia. Apenas aos 28 anos, em 1060, ele foi incluído na equipe de atletismo de seu país. Seu avião já estava quase partindo para Roma, quando foi chamado para integrar a equipe. Abebe foi substituir Wami Biratu, que se lesionou durante uma partida de futebol. 

Sem encontrar um tênis confortável para participar da prova, Abebe decidiu correr descalço – da mesma maneira que treinava. 

Em sua primeira Olimpíada, Abebe ainda conseguiu vencer a maratona com o tempo de 2h15m16s, recorde mundial da época. Mas, além do recorde, com essa vitória, Bikila se tornou o primeiro negro africano a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

Quatro anos depois, em Tóquio, ele venceu novamente a maratona olímpica. Com o tempo de 2h12m12s, Abebe estabeleceu um novo recorde mundial e foi o primeiro homem a vencer por duas vezes seguidas a maratona olímpica.

Em 1969, um acidente de carro fez com que Abebe ficasse paralítico. Poucos anos depois, em 23 de outubro de 1973, aos 41 anos, ele morreu, vítima de uma hemorragia cerebral. A partir deste dia, 7 de agosto foi considerada a data oficial do maratonista. Em 2012, ano de seu centenário, Abebe Bikila entrou para o Hall da Fama do atletismo da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here