5 dicas de postura para correr mais rápido

Você sabia da importância do posicionamento do corpo para a corrida?

Créditos: Izf/Shutterstock

A postura para correr faz toda a diferença, não só para evitar lesões mas para melhorar o rendimento. Veja dicas.

Por Sean Tait

Os cientistas que estudam o movimento humano fizeram grandes avanços em relação ao modo como o corpo funciona.

Entretanto se, hipoteticamente, conseguíssemos reunir todo o conhecimento comum disponível e colocássemos tudo isso dentro da cabeça de uma pessoa, ainda assim ela não poderia entender totalmente o corpo humano. E, mais que isso: ficaria muito confusa, como uma contradição ambulante.

Mas, de uma maneira geral, a maioria dos cientistas esportivos e dos técnicos de corrida no mundo concorda em vários aspectos quanto às técnicas de corrida. Aqueles que as consideram importantes e dão prioridade a elas começaram a criar “caixas”, nas quais tentam encaixar os atletas.

Mas será que os atletas de elite cabem nessas caixas? E se não for o caso, já que eles estão quebrando as regras, como conseguem se sair bem? E como isso afeta os aspectos da técnica de corrida correta aos quais nós, corredores comuns, devemos nos ater?

Como melhorar a postura de corredores

Pé no chão

Verifique se, quando o seu pé fizer contato com o chão, o calcanhar está exatamente alinhado com o joelho ou mais próximo ao seu centro de gravidade.

Aterrissagem

O ideal é que o corredor aterrisse com o joelho flexionado, evitando o risco de lesões.

Extensão da perna

Tente fazer uma boa extensão de perna, pois esse é o aspecto mais importante para uma boa postura de corrida. Se você se concentrar nisso, há uma boa chance de que sua inclinação para frente também melhore.

Projeção do quadril

Projete o quadril para frente, com os ombros quase alinhados, mas ligeiramente anteriorizados. Mais da metade dos atletas de elite corre dessa forma.

Dia da competição

No dia da prova, nunca tente fazer nada diferente das coisas com as quais o seu corpo se sente confortável em fazer. Isso pode lhe custar energia e causar fadiga muscular.

ATENÇÃO: O conteúdo acima é apenas um resumo da reportagem publicada na revista. O texto completo pode ser conferido na versão online, assinando a revista ou baixando a versão digital paga pelo app no seu celular (ed. de novembro de 2017).

Corrida para iniciantes

+ Aprenda a melhorar o pace com menos esforço 
+ 8 formas de aumentar o longão