Dois treinadores ensinam como começar a correr no início da manhã

Por Jenny Hadfield e Jo Pavey, da Runner's World UK

correr no início da manhã
Foto: Shutterstock

Não são raras as vezes em que a rotina acaba fazendo com que o treino seja difícil de ser feito. Reunião no trabalho, pegar filho na escola, trânsito. Treinar logo pela manhã é uma boa alternativa para começar o dia cheio de energia e garantir o seu treino. Para você parece quase impossível? Dois treinadores de corrida vão te ajudar nessa tarefa, Jo Pavey e Jenny Hadfield. Correr no início da manhã é uma questão de hábito. Quem sabe não possa ser uma alternativa?

Qual o melhor horário para treinar e perder peso: pela manhã ou à noite? 

Me sinto lento quando acordo. Como vou correr no início da manhã?

O coach de corrida Jo Pavey responde:

É normal sentir-se um pouco lento nas corridas iniciais porque você está trabalhando contra o ritmo circadiano natural do corpo. Mas com uma rotina regular de correr cedo, o relógio do seu corpo começará a se ajustar.

Claro, você precisa ir para a cama cedo o suficiente para dormir adequadamente; caso contrário, você vai começar o dia exausto, o que pode fazer com que a as corridas pela manhã sejam piores. Tente se dar bastante tempo antes de correr, em vez de sair correndo pela porta. Assim, você poderá acordar adequadamente, se hidratar e talvez também ter tempo de comer um lanche. Mesmo algo leve, como uma banana ou uma pequena barra de cereais, elevará os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que você se sinta melhor para se exercitar.

Uma dica é separar tudo o que vai precisar na noite anterior, assim você se preparar par ao treino mais tranquilamente. Antes de sair, é interessante fazer um breve aquecimento ainda em casa, faça uma pequena corrida no lugar e um alongamento suave. Quando começar a correr, comece devagar para ter mais tempo para atingir o ritmo planejado. Quando estiver difícil, pense nos ótimos motivos para sair cedo.

Estudo aponta novos benefícios de tomar café da manhã

É ótimo treinar antes que o dia se torne mais ocupado do que o esperado, o que pode deixar você sem tempo para se exercitar. Você ainda estará perdendo milhas durante as primeiras corridas, mas é melhor salvar seus treinos de qualidade para o final do dia, se possível, quando seu corpo estiver mais preparado para correr mais rápido.

A treinadora Jenny Hadfield responde:

É um desafio correr logo de manhã. Isso acontece, principalmente, porque seus músculos estão frios de dormir a noite toda, seus níveis de açúcar no sangue são menores porque estar em jejum e sua mente está apenas acordando para o dia. A boa notícia é que existem vários truques que você pode usar para correr mais forte no período da manhã.

Saiba o que comer antes de correr para garantir bons treinos 

Cinco dicas para correr no início da manhã

  • Dê aos seus níveis de açúcar no sangue um pouco de estímulo antes de correr. Coma meia banana, tome um suco ou coma uma torrada de 15 a 20 minutos antes de sua corrida. Seu corpo lhe dirá com o que ele pode lidar e o que ele prefere. Pode ser que você precise acordar um pouco mais cedo para isso. Mas valerá a pena porque a sua mente vai acordar e você terá muita energia para correr.
  • Se você normalmente consome café ou chá pela manhã, considere beber meia xícara ou mais para dar um impulso adicional à sua corrida. Estudos mostraram que quantidades moderadas de cafeína potencializam o desempenho no treino.
  • Caminhe por pelo menos 5 minutos para aquecer adequadamente seu corpo antes de correr. Demora um pouco mais para se aquecer de manhã, então comece com um ritmo de caminhada fácil e gradualmente aumente para um ritmo de caminhada rápido. Caminhar por cinco minutos fará toda a diferença ao permitir que seu corpo se prepare de maneira mais eficiente para a transição para a corrida.
  • Após o aquecimento de cinco minutos de caminhada, corra durante 5-10 minutos. Seu corpo irá recompensá-lo com um desempenho forte se você aumentar gradualmente a velocidade. Como aquecer um carro no inverno, seu corpo precisa de tempo para acordar, se aquecer e correr. Se isso não ajudar, alterne a corrida por um minuto ou dois e caminhe de maneira acelerada por um minuto antes de acertar seu ritmo de corrida. Treinos de run-walking fazem maravilhas na transição para a corrida, especialmente pela manhã.
  • Crie uma playlist que comece lentamente e evolua com as suas músicas motivacionais favoritas. A música é uma maneira muito eficaz de motivar mesmo nos momentos mais difíceis durante as suas corridas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here