Dieta ruim mata mais do que fumar ou ter pressão alta, diz estudo

Por Jordan Smith, da Runner's World US

dieta ruim mata mais que cigarro
Foto: Shutterstock

O que você coloca no seu prato pode desempenhar um papel sério na probabilidade de morrer prematura. De acordo com um novo estudo no Lancet, uma dieta ruim é a principal causa de morte no mundo. Uma dieta ruim mata mais que cigarro ou pressão alta.

No estudo, os pesquisadores analisaram os hábitos de consumo de alimentos de adultos com idades entre 25 e mais velhos de 1990 a 2017 em 195 países. Depois eles compararam como isso afetou suas chances de morte prematura.

Eles descobriram que, em 2017, 11 milhões de mortes – ou 22% – em todo o mundo foram causadas por uma dieta pobre. Mais especificamente? Destas mortes, 9,5 milhões foram devidas a doenças cardiovasculares, mais de 900.000 a cânceres relacionados à dieta, mais de 330.000 ao diabetes e mais de 136.000 a doenças renais.

Por outro lado, fatores de risco mais conhecidos, como pressão alta e uso de tabaco, foram relacionados a 10,4 milhões e 8 milhões de mortes, respectivamente. Os pesquisadores também descobriram que a dieta pobre está ligada a mais anos vividos com deficiência também.

“Uma dieta pobre é como um assassino em potencial”, disse o principal autor do estudo Ashkan Afshin, professor assistente do Instituto de Medição e Avaliação da Saúde na University of Washington, nos Estados Unidos, à Runner’s World.

Tomar cafeína durante o treino pode ser perigoso de verdade? 

Hábitos alimentares e risco de morte

O que tornou essas dietas pobres? Três pontos principais afetaram mais fortemente o risco de morte precoce. Primeiro, alta ingestão de sódio (mais de 3 gramas por dia). Depois, baixa ingestão de grãos integrais (menos de 125 gramas por dia). Por fim, baixa ingestão de frutas (menos de 250 gramas por dia). Além disso, dietas pobres em nozes e sementes e baixas em vegetais também se destacaram entre os hábitos de risco.

Na verdade, o consumo de nozes tinha a maior diferença entre o consumo ideal e o real. As pessoas comiam apenas 12% do recomendada de 20,5 gramas. No extremo oposto, o consumo de carne processada é 90% maior do que o recomendada de 2 gramas.

Como manter o seu corpo bem abastecido durante os treinos para maratona 

Uma dieta ruim pode mexer com seu corpo de várias maneiras. Não só pode aumentar o risco de obesidade, que vem com seus próprios riscos à saúde, incluindo doenças cardíacas, como ingerir muitos nutrientes específicos também pode prejudicar sua saúde de outras formas. “Uma dieta pobre em frutas está associada a um risco aumentado de acidente vascular cerebral e doença cardiovascular; dietas ricas em sódio podem aumentar o risco de câncer de estômago; e dietas pobres em fibras podem aumentar o risco de câncer de cólon”, explicou Afshin.

Portanto, embora seja importante limitar a ingestão de sódio e o acréscimo de açúcar, é igualmente benéfico certificar-se de fazendo uso deles da melhor forma possível. E lembre-se de aumentar o consumo de frutas, grãos integrais, nozes e sementes e vegetais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here