Dietas detox no início do ano

Será que elas funcionam?

Foto: shutterstock.

Começou o ano e muita gente quer correr atrás do prejuízo na dieta. O período pós-festas é aquele em que procuramos uma boa receita para desinchar e perder os quilinhos extras adquiridos no mês de dezembro.

Nesta época, é muito comum vermos as dietas detox prometendo grandes milagres, mas, na realidade,isso não existe. O que eu sempre recomendo é manter sua rotina baseada numa dieta de comida de verdade, com o mínimo de alimentos industrializados, evitar corantes e conservantes e tudo o que pode dar mais “trabalho” para seu fígado metabolizar. Essa é a base de uma dieta saudável e com a característica detox que tanto se fala e que deveria fazer parte da nossa vida e não ser feita por apenas um único período do ano.

Leia mais:

Bolo de banana saudável
Suplementação esportiva

O que também temos nas dietas detox são a inclusão de alguns alimentos com a característica de ajudar o fígado a funcionar melhor. Um bom exemplo são os alimentos dos grupos das brássicas: agrião, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, rábano, repolho, rúcula e brotos. Você pode investir neles, inclusive na forma de sucos e sopas. Mas, se você apresenta hipotireoidismo, cuidado com o excesso.

Outro ponto de extrema importância é a água. Invista em bastante água, pois é ela que ajuda seus rins a funcionarem melhor e auxilia no processo de eliminação de toxinas. Outra dica, para você que retém muito líquido, é utilizar alguns chás diuréticos como hibisco ou cavalinha, mas sempre sem adoçar e feito da própria planta.

A verdade é que não existe uma dieta detox padrão e nem um milagre. Minha dica é para você voltar a sua rotina normal de exercícios e alimentação, e evitar refeições com mais açúcares ao longo da semana. E, para finalizar, deixo aqui uma receita de suco para vocês experimentarem! Ele pode ser feito nesta época, mas também pode virar parte de sua rotina.

Suco

350ml de água;
1 folha de couve;
1 cenoura pequena;
½ pepino;
Folhas de hortelã;
1 pitada de gengibre;
1 colher (chá) de gergelim;
1 colher (sopa) de chia;
½ limão espremido;
1 maçã pequena ou 1 pera.

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador.

Espero que gostem! Abraços e Feliz 2017!

Livia Hasegawa é nutricionista pela USP, com especialização em fisiologia do exercício pela Unifesp, nutrição clínica funcional pela VP Consultoria Nutricional e pós graduanda em fitoterapia funcional. Desde 2007, atua em consultório particular e atende atleta amadores, profissionais e pessoas em busca de mais saúde, qualidade de vida e uma relação mais harmoniosa com a comida.