Por que é difícil ser saudável na segunda-feira?

Sua semana é basicamente um ciclo vicioso, mas aqui está como acabar com isso.

Foto: shutterstock.

Entenda por que é tão complicado ser saudável depois do final de semana e veja dicas para melhorar a sua alimentação ao longo da semana.

Por K. Aleisha Fetters para Women’s Health

Seu final de semana foi épico. Mas antes que você percebesse, já eram 6 da manhã de uma segunda-feira.

E então, bastou você olhar para aquele cereal de sempre em cima da sua mesa que já saiu correndo para a padaria. Toda ávida por um pão de queijo recheado. Com requeijão extra, por favor!

De acordo com uma pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition, as pessoas consomem carne na maioria das refeições de sábados e domingos.

Já os carboidratos e álcool são às sextas e aos sábados. Além disso, mais calorias nas sextas, sábados e domingos.

E, segundo dados de 165 milhões de usuários do MyFitnessPal, as pessoas comem a maior parte das frutas e vegetais nas segundas. Sem contar que ainda reduzem gradualmente o consumo desses alimentos no resto da semana.

Então, por mais que pareça que nós estamos comendo melhor nas segundas, o problema é percebido ao longo da semana.

A mentalidade do tudo ou nada

Nós provavelmente não precisamos lhe dizer isso, mas ir de pães no domingo para beterrabas e saladas na segunda já é um grande salto. Mas isso não ajuda em nada sua meta de perder peso.

“Normalmente o princípio de voltar aos trilhos na segunda-feira é perigoso”, diz a nutricionista Jaime Mass. “Ele indica que há uma mentalidade tudo ou nada. E ela pode levar a hábitos alimentares nada saudáveis no geral”, diz.

E, como você já deve ter imaginado, é um atalho para a autodestruição – fisicamente e mentalmente.

A viagem da culpa

Quando você extrapola nos alimentos nada saudáveis e bebe no final de semana (nós estivemos lá, acredite), você se condiciona a acordar na segunda de manhã se sentindo preguiçosa, inchada. E ainda, provavelmente, um pouco (ou muito) culpada.

Em resumo, a segunda-feira se torna uma punição para um final de semana divertido, segundo Mass. Como se voltar ao trabalho não fosse difícil o suficiente, não é mesmo?

“Você também começa a associar o final de semana a alimentos gostosos e os dias de semana a restrições”, diz ela. E isso faz com que seja mais difícil curtir alimentos saudáveis na segunda.

A ressaca

Deixando as calorias de lado, sua loucura de final de semana pode destruir seu sono. De acordo com uma pesquisa da University of Melbourne, mesmo que você durma mais fácil sob o efeito do álcool, na verdade, não descansa muito.

Uma vez que a maioria dos jovens adultos consome dois terços do álcool da semana no sábado e no domingo, segundo um estudo Experimental and Clinical Psychopharmacology, de 2016, nós supomos que você estará com mais sono na segunda.

É aí que entra a necessidade por alimentos repletos de carboidratos e gordura pelo seu cérebro.

Além disso, um estudo publicado no Diabetologia descobriu que algumas noites de pouco sono reduzem a sensitividade à insulina pelo corpo e os níveis do hormônio do crescimento.

Isso aumenta seus riscos de armazenamento de gordura e reduz a massa muscular que queima calorias.

Como fazer as segundas serem menos piores

Acabe com a mentalidade de comer mal no final de semana

Mas isso não significa que você nunca pode comer besteira. Você deve comer alimentos deliciosos durante qualquer dia da semana, segundo Mass.

“Lembre-se apenas que você está se esforçando para ter uma vida saudável. E não só cinco dias saudáveis”, diz ela. Isso significa ignorar a vontade de estragar tudo só porque é sábado (a menos que você esteja realmente morrendo de vontade, é claro).

Felizmente, se você ficar longe da mentalidade de final de semana. Sabe pizza, comida chinesa e hambúrguer?. Então, tente tomar decisões mais saudáveis se tornará automático.

“Independentemente do dia, pergunte a si mesma: ‘Eu realmente quero comer isso?’”, ela diz. Olhe para sua fome ao invés do calendário.

Siga o fluxo

Quando uma refeição ou lanche não é como o planejado (isso acontece), lembre-se que a vida saudável não é sobre um único prato.

“É a média de todas as suas refeições que determina o seu sucesso de perda de gordura”, diz ela. “A próxima refeição ou lanche é uma oportunidade para continuar em sua jornada saudável.” Bônus: Você não vai acordar na manhã de segunda-feira querendo morrer.

Como melhorar a alimentação

+ 6 dicas para entrar em forma
+ Alimentação consciente: o que é isso e por que faz bem

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here