Como lidar com dor de barriga durante a corrida

Por Marygrace Taylor, da Renner's World US

dor de barriga durante a corrida
Foto: Shutterstock

Você está no meio de uma grande corrida quando, do nada, seu estômago começa a se agitar. Em vez de se concentrar em cruzar a linha de chegada com um novo recorde pessoal, agora você está preocupado apenas em chegar lá sem vomitar ou fazer cocô – ou os dois. Então o que você deveria fazer com a dor de barriga durante a corrida?

A maioria dos corredores já teve que lidar com náuseas, vômitos, desconfortos intestinais ou diarréia em algum momento. De fato, um estudo descobriu que mais de 60% dos corredores de longa distância tiveram que interromper a corrida para fazer cocô.

Felizmente, existem coisas que você pode fazer para lidar com esse desconforto. Aqui está o motivo da sua barriga doer enquanto você corre. Separamos também maneiras de acalmá-la o mais rápido possível para que você possa voltar à prova.

O que causa a dor de barriga durante a corrida??

“Tudo o que sobe e desce pode realmente empurrar seus órgãos e empurrar alimentos através de seu trato digestivo mais rápido”, explica Peyton Berookim, diretor do Gastroenterology Institute of Southern California (EUA). Ao mesmo tempo, parte do sangue que normalmente flui para o intestino está sendo desviado para os músculos das pernas. Todos esses fatores podem mexer com sua digestão e fazer com que se sinta enjoado ou com vontade ir ao banheiro.

Hormônios também podem desempenhar um papel nesse sentido. “Exercícios de resistência como a corrida contribuem para a liberação do hormônio do estresse cortisol. Ele também pode contribuir para a sensação de ter que ir embora”, diz Berookim. E a ansiedade e a pressão que às vezes podem surgir com as corridas só pioram as coisas.

De acordo com Berookim e Amy Goodson, ambas certificadas em dieta esportiva, os alimentos e bebidas errados também colaborar para isso. Alimentos ricos em fibras, com alto teor de gordura, condimentados, que contenham frutose ou açúcares artificiais e cafeína podem transformar os problemas estomacais do dia da corrida em algo ainda maior. Então, não coma nada dentro de duas horas antes da corrida.

Probióticos podem reduzir riscos de dor de barriga em maratonistas 

Como lidar com a dor de barriga durante a corrida?

A prevenção é realmente o melhor remédio se você está prestes a fazer uma prova. Mas há algumas coisas que você pode fazer quando o desconforto aparece.

1. Desacelere

Corrida rápida é mais propensa a bagunçar seu estômago do que uma corrida suave. “Diminuir o ritmo permite que o fluxo sanguíneo seja redistribuído para o trato gastrointestinal. E isso pode ajudá-lo a se sentir melhor”, explica Goodson.

2. Beba um pouco de água

“Pode parecer contraintuitivo, mas a desidratação pode realmente levar à diarréia”, diz Berookim. Tente beber um pouco de água fresca em vez da garrafinha que está sob o sol há algum tempo. “Os líquidos quentes podem acelerar a comida através do trato digestivo”, explica Berookim. E isso poderia piorar a situação.

3. Coma algo leve

Às vezes, a náusea pode ser o resultado de um estômago vazio. “Se você não se abastecer antes da corrida ou sentir uma combinação de fome e náusea, tente comer um pouco de biscoitos ou uma barra de granola”, recomenda Goodson.

Como manter o seu corpo bem abastecido durante os treinos para maratona 

4. Pare e vá ao banheiro

Essa vontade de fazer cocô provavelmente não vai desaparecer. E há uma boa chance de ficar mais forte à medida que você continua correndo. “Se você tiver que ir ao banheiro, pare e vá”, diz Goodson. Claro, isso vai atrasar você por um minuto ou dois. Mas, se isso ajudar você a se sentir melhor, talvez consiga se recompor e permanecer na prova.

Se mesmo assim você continuar desconfortável, reidrate com chá gelado de gengibre ou camomila. Ambos contêm compostos que podem ajudar a reduzir a náusea, segundo Goodson. “Quando for comer, fique no básico. Bolachas simples ou torradas podem reabastecer seus carboidratos sem irritar mais o seu estômago. E as bananas ajuda a parar a diarreia enquanto serve eletrólitos perdidos, como o potássio”, diz Goodson.

Quando parar de correr (e o que fazer na próxima vez)

Mesmo que você esteja decidido a chegar ao final, é importante ouvir o seu corpo e saber quando é melhor desistir. “Tonturas, vertigens, dores de cabeça ou vômitos são sinais de que você deve parar de correr, descansar e se hidratar”, diz Berookim.

Quanto às futuras corridas? Embora não exista uma maneira infalível de impedir os desconfortos gastrointestinais, essas táticas podem ajudar.

1. Fique com alimentos familiares

Seu jantar e café da manhã antes da corrida não são para experimentar algo novo. “Sabendo que, naturalmente, você estará mais nervosa na manhã da corrida, pratique sua refeição pré-prova como pratica sua corrida”, diz Goodson. “Experimente alguns cafés da manhã nos dias de longão e veja o que funciona melhor.” Depois de descobrir o que funciona, faça a mesma coisa no dia da prova e, assim, evite a dor de barriga durante a corrida.

2. Não nas duas horas que antecedem a corrida

Tomar o seu café da manhã cedo significa que você não terá comida quando começar a correr. Dê ao seu corpo tempo suficiente para digerir antes que a corrida comece, mesmo que isso signifique comer alguma coisa e depois voltar a dormir antes das corridas que acontecem logo cedo.

3. Evite alimentos que possam irritar o seu estômago

Alimentos ricos em fibras, gordurosos, ricos em frutose e condimentados, assim como açúcar, podem fazer você correr para o banheiro. Portanto, “comece a evitar já na noite anterior à prova”, recomenda Berookim. Se a cafeína tende a ser um problema, tente não tomar café.

4. Verifique seus suplementos esportivos

Muitos géis, barras e bebidas esportivas contêm frutose, um tipo de açúcar que pode causar gases e inchaço, então evite experimentar novos no dia da corrida.

5. Deixe analgésicos para depois da corrida

Os anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno ou o naproxeno, podem irritar o estômago.

6. Mantenha-se hidratado

Pratique beber durante os treinos para melhorar seu conforto com fluidos durante a corrida. Nos dias que antecedem a corrida, lembre-se de ingerir muitos líquidos para evitar a desidratação.

Hidratação para corrida: saiba o que é ideal para você 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here