Dor na lateral do abdômen durante a corrida. O que pode ser?

A Runner's conversou com especialista para entender os motivos do incômodo

dor na lateral do abdômen

Não é incomum, sobretudo entre os iniciantes na corrida, sentir dor na lateral do abdômen durante o exercício. Mas o que pode ser isso?

Dor na lateral do abdômen

Conversamos com Fellipe Savioli, médico do esporte e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Ele explicou quais são as possíveis causas da dor na lateral do abdômen

“Uma possível causa é a diminuição do volume da respiração. Isso pode ocorrer devido ao aumento da quantidade de alimentos no trato digestivo. Assim, o atleta pratica a atividade física com uma amplitude pulmonar pequena associada a uma frequência respiratória alta”, explica o especialista. 

+Como respirar corretamente durante a corrida
+ Pedale sem dores no joelho

Fellipe continua: “Além disso, se você for fazer um treino intervalado ou com intensidade contínua alta, a maior parte do sangue será direcionado aos músculos e vasos sanguíneos, sobrando pouco para o intestino. Como consequência, o alimento demora mais tempo para ser absorvido, e esse intervalo prolongado pode causar cólicas e diarreia.”

“Essa dor também pode ocorrer por erro alimentar, como tomar gel e não ingerir a quantidade mínima de água necessária (300 ml), “puxando” mais água dos tecidos em volta para dentro do intestino. Por fim, a última causa são as dores musculares propriamente ditas, causadas por um grande esforço durante a atividade física. Porém, para ter certeza e corrigir o problema, é preciso visitar seu médico.” 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here