É possível curar a canelite definitivamente?

Especialista explica diferentes formas de tratamento

curar a canelite

Você não pensa sobre suas canelas até que elas estejam lesionadas, não mesmo? E quem nunca sentiu a famosa canelite alguma vez ou até com certa frequência? Às vezes dói tanto, que até ficamos afastados das atividades físicas por um tempo. Mas será possível curar a canelite definitivamente?

É possível curar a canelite?

De acordo com Roberto Rached, fisiatra do Hospital das Clínicas, em São Paulo, a canelite, como é conhecida a periostite tibial ou síndrome do estresse tibial, é causada pela sobrecarga na musculatura da parte anterior e medial da tíbia. “Essa sobrecarga acarreta alterações na parte mais externa do osso, o periósteo. Ele inflama, causando edema e dor na região”, explica o especialista.

A forma de abordar a inflamação vai depender de quais fatores estão levando ao problema.

“Se a sobrecarga for resultado do aumento de treino sem preparo muscular, a interrupção deles deve ser a primeira medida. Se a corrida estiver sendo praticada em terrenos muito instáveis, uma alteração no local de treino pode ser benéfica. Por fim, questões fisiológicas podem estar na raiz da dor. Quem tem a pisada pronada sobrecarrega justamente essa região e deve optar por calçados ou palmilhas que façam a correção.”

+ Como a posição dos pés influencia na execução do agachamento

Agora, se a canelite já se desenvolveu, existem outras soluções: uso de gel no local e anti-inflamatórios não esteroidais e fisioterapia para acelerar o processo de recuperação. “Atualmente, para casos mais complicados, existe uma opção não invasiva e que acelera esse processo que é a terapia por onda de choque extracorpórea (ESWT), que promove a diminuição da dor, a melhora da circulação e a liberação de mediadores de recuperação tecidual”, finaliza o fisiatra.

Mas se você ainda quiser prevenir esse mal estar causado pela canelite, separamos quatro exercícios simples e que podem te ajudar, é só clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here