Ele eliminou 50 kg e venceu sua primeira corrida de 5 km

Por Ben Kassel, para a Runner's World US

Ele eliminou 50 kg e venceu sua primeira corrida de 5 km
Foto: Ben Kassel/Acervo Pessoal

O norte-americano Ben Kassel começou a correr há três anos. Depois de muito tempo insatisfeito com os números na balança, aos 36 anos, ele eliminou 50 kgs e venceu a sua primeira corrida de 5 quilômetros. Ben passou de 136 kg para 86 kg. Agora ele quer mostrar que é possível correr bem independentemente do seu tamanho. Ele eliminou 50 kg e venceu a sua primeira corrida de 5 km.

Ben contou um pouco da sua história à Runner’s World.

Ele eliminou 50 kg e venceu sua primeira corrida de 5 km

Eu tenho lutado com o meu peso por anos. Na escola, eu sempre joguei nas equipes de futebol e basquete, mas nunca gostei de correr. Eu pensava que era algo que você tinha que fazer para ficar em forma para outros esportes.

Identificando o problema

Depois da faculdade, comecei a ganhar peso. Eu estava trabalhando em uma mesa e depois indo para casa sem me exercitar. Eu não tinha motivação para entrar em forma. Comia mal o dia todo e depois voltava para casa e comia duas pizzas grandes todas as noites porque era fácil. Eu não tinha qualquer equilíbrio na minha vida. Eu sempre gostei de comer, mas depois da faculdade, continuei comendo, só que sem exercícios.

Por causa disso, me senti péssimo. Eu não tinha energia e não podia praticar esportes ou fazer caminhadas porque estava com excesso de peso. Quanto mais peso eu tenho, mais difícil é fazer atividade física, o que me fez ganhar mais peso. Foi um ciclo que me senti impotente: passei de 81 kg para 136 kg. Eu estava convencido de que meu peso levaria à minha morte prematura.

O número 136 me incomodou. Eu sabia que quando atingi esse número, estava com problemas. Eu tenho 1,85 m e sempre fui grande, mas eu era musculoso, não gordo. A percepção de que meu peso era um problema, no entanto, não chegou até que eu fui à praia com um amigo. Ele tirou uma foto minha andando. Quando ele me enviou a foto mais tarde, eu não me reconheci. Depois de perceber que era eu, entrei em estado de choque e decidi, a partir daquele dia, perder peso.

Mudança de hábitos

Minha jornada começou comigo caminhando e fazendo uma dieta muito rigorosa. Demorou cerca de seis meses para chegar aos 86 kg. No entanto, eu não sabia muito sobre nutrição e não estava comendo direito. Estava abaixo dos 90 kg, mas percebi que minha alimentação restritiva não era sustentável.

+ “Emagreci 101 kg porque queria viver”

Então eu comecei a introduzir alimentos saudáveis ​​de volta à minha dieta. Eu li tudo o que pude sobre comer bem e comer por desempenho. Minha dieta hoje é completamente diferente de quando eu comecei. Eu contratei uma nutricionista esportiva e tenho planos de refeição específicos e equilibrados para todas as fases do meu treinamento.

+ Com corrida e dieta, ele perdeu 100kg e adotou uma vida saudável

A nutrição é um componente enorme da perda de peso. Correr ajuda a manter os quilos a menos, mas não vai funcionar sozinho para ajudá-lo a perder o peso necessário. Conseguir um membro da família ou um amigo para te apoiar também é fundamental. Isso pode realmente ajudar você a permanecer no objetivo e ter sucesso em sua transformação.

De volta aos exercícios

Inicialmente eu caminhava três quilômetros todas as noites. Depois que eu perdi cerca de 20 quilos em aproximadamente um mês, comecei a correr por alguns minutos em minhas caminhadas. Eventualmente, isso se tornou um jogging ao longo dos três quilômetros. Foi também quando comecei a pegar pesado na academia. Ia duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite. À noite, eu fazia intervalos na esteira, embora eu não soubesse que eles eram chamados de intervalos na época.

+ 6 dicas para começar a correr

Depois de seis meses, eu ainda estava correndo apenas três quilômetros, mas notei um outdoor que dizia que uma haveria um corrida de 5 km chegando em um mês. Foi quando comecei a aumentar minhas corridas para além dos três quilômetros.

Quando a corrida ganha significado

Nos meus primeiros 5 km eu só queria terminar. Eu tinha treinado apenas em um pace de 7:30. Quando a buzina tocou, eu corri – como um novato – no ritmo máximo, e acabei executando um ritmo sub-6:30, que eu mantive. Ter uma formação esportiva ao longo da minha vida ajudou. Eu tenho uma alta tolerância à dor e um enorme desejo de vencer. Todos esses elementos juntos formam um bom corredor. Algo aconteceu naquele dia e acabei ganhando com o tempo de 19:50.

+ Estrear nos 5 km: saiba o caminho para curtir a sua primeira prova

Daquele dia em diante, fui fisgado. Ganhar essa corrida me deu a confiança e o desejo de me tornar um melhor corredor. Continuei treinando ainda mais rigorosamente. Eu contratei um treinador de corrida e comecei a participar de corridas como louco. Eu tenho o meu tempo de cerca de 17 minutos para 5 km, e no começo de dezembro, eu corri em 3:02 na Maratona de Kiawah (EUA). Eu corro agora porque é uma paixão, e eu nem preciso me preocupar com o peso.

+ Planilha para o seu recorde pessoal nos 5 km

Eu não vejo muitos corredores de quase 90 quilos que podem correr com uma maratona como uma média de 3:00. Todo mundo está surpreso com o quão rápido eu posso correr para um cara maior e mais forte. Meus amigos da corrida me chamam de “Big Ben”. Eu espero que eu possa provar que corredores maiores podem enfrentar todas as distâncias no esporte.

Correr é difícil. Às vezes você se levanta de madrugada ou corre à noite, no frio, na chuva, na neve para registrar algumas quilômetros. É preciso alguém com dedicação e determinação para ter sucesso. Qualquer um pode fazer isso se você não quiser o suficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here