Elíptico X Esteira: Qual é melhor?

por Ashley Mateo, da Runner's World EUA

elíptico
Shutterstock

O clima propenso a chuva do verão provavelmente leva você a passar mais tempo na academia. Isso significa que você é forçado a escolher entre a esteira e outras máquinas. O elíptico, por exemplo, é um ótimo equipamento para os corredores. Se você for esperto, trabalhará ambas as máquinas na sua rotina de exercícios. Aqui estão os prós e contras de cada uma.

Leia Mais
+ Agilidade, força ou resistência na esteira curva
+ O que devo fazer: correr na esteira ou na rua?
+ 7 dicas para começar na academia

Benefícios da esteira

A melhor razão para usar a esteira é a mais óbvia: ela imita o movimento natural de correr do lado de fora. “As esteiras também são as máquinas mais honestas do planeta”, diz David Siik, gerente sênior de execução e criador do Precision Running em Los Angeles. “Se você inserir nove milhas por hora, isso fará você percorrer nove milhas por hora até você sair. Essa honestidade e a capacidade de microprogramar sua velocidade, inclinação e tempo criam uma forma de prestação de contas que é saudável e gratificante. ”

E na esteira seu corpo sofrerá um pouco menos de impacto do que na calçada, o que pode manter suas articulações se sentindo bem. Mas ainda há algum impacto, o que também é uma coisa boa. “O impacto saudável de uma esteira é importante para a manutenção da densidade óssea com a idade“, explica Siik. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Missouri, a corrida pode realmente ter mais impacto na construção de ossos mais fortes do que a musculação.

Mesmo que você não esteja pressionando muito a parte superior do corpo, a corrida também causa o que Siik chama de “reação natural”, onde sua infraestrutura – seus músculos e cartilagens – é provocada a permanecer forte. “E milha após milha, isso queima muitas calorias extras”, diz ele.

Portanto, se o objetivo é queimar calorias, a corrida em esteira é uma ótima opção. Uma pessoa de 70 kg queimaria 668,2 calorias por hora correndo. Essa mesma pessoa queimaria cerca de 340,9 calorias por hora usando o aparelho elíptico em um esforço moderado.

Obviamente, há um outro lado. “Se você não tem um plano ou um treinador para guiá-lo, ir a lugar algum correndo pode ser chato sem esse envolvimento no seu treino”, diz Siik. E, além disso, correr é difícil! É preciso muito trabalho para avançar na esteira (mesmo com a correia móvel), o que pode ser desanimador para algumas pessoas.

Quando usar a esteira

Se você está acostumado a correr para se exercitar, exercitar-se na esteira três a quatro dias por semana pode mudar o jogo em termos de força, resistência e magreza, diz Siik. E se você está treinando para uma corrida, dois a três dias na esteira são uma ótima maneira de registrar corridas com mais controle prático em termos de ritmo e inclinação. “A esteira pode levar você a limites muito além do que uma elíptica pode e pode levá-lo a fazer mais trabalho”, diz Siik. “A quantidade de energia necessária para empurrar o solo para combater a gravidade é muito grande.”

Benefícios do elíptico

Você pode achar o elíptico um exercício mais fácil do que correr. E é – mas isso pode realmente beneficiar você. “O aparelho elíptico pode proporcionar um treino de menor impacto para os corredores, porque você está constantemente conectado aos pedais, causando menos tensão nos joelhos e articulações”, diz Lee Wratislaw, personal trainer certificado. Isso significa que você poupará as articulações da parte inferior do corpo de muito desgaste – um estudoestima que 80% das lesões causadas por corrida são causadas por uso excessivo.

Outra vantagem: você terá um melhor treino de corpo inteiro ao usar o aparelho elíptico. “Empurrar e puxar as alças pode representar um desafio para a parte superior do corpo, além de você realmente envolver seu core para equilibrar os movimentos entre a parte superior e a parte inferior do corpo”, diz Wratislaw. “Alterar as configurações de inclinação e resistência pode ser uma ótima ferramenta para atingir diferentes áreas da parte inferior do corpo.” Além disso, o elíptico permite que você caminhe para trás. “Pedalar em marcha à ré pode ser uma maneira eficaz de atingir os isquiotibiais, enquanto aumentar a inclinação pode trazer o foco para os glúteos”, acrescenta ele. “Todas essas áreas são importantes para os corredores trabalharem.”

Você queima cerca da metade da quantidade de calorias em um aparelho elíptico em comparação com o que você pode queimar em uma esteira na mesma quantidade de tempo. Mas você está trabalhando mais do que pensa. “Se você ajustar sua intensidade, poderá realmente aumentar os efeitos de queima de calorias de um aparelho elíptico”, diz Wratislaw.

Aqui é onde lembramos que, embora seja bom ficar de olho nas calorias, ficar obcecado com a queima de calorias pode ser um comportamento prejudicial e a maioria das máquinas estima de maneira imprecisa a queima de calorias.

Um ponto importante: o elíptico se move em um padrão bloqueado, e você não pode usá-lo para se concentrar na postura da corrida. “Os corredores que estão treinando para uma corrida vão querer se concentrar mais em uma esteira ou ao ar livre para melhorar sua técnica, porque não conseguirão isso no elíptico”, diz Wratislaw.

Quando usar o elíptico

Embora o elíptico não possa substituir a corrida fora ou na esteira, ele pode beneficiar seriamente os corredores – especialmente os que estão feridos ou cansados. “O aparelho elíptico oferece uma experiência de menor impacto, oferecendo uma pausa nas articulações quando você precisar”, diz Siik. “Além disso, a variedade é boa para você! Mover o corpo de maneira um pouco diferente também ajuda a criar algum equilíbrio. ”

O elíptico também pode ser usado como recuperação ativa e condicionamento de baixo impacto para um corredor que pode precisar de um dia de descanso em relação à sua rotina de corrida, diz Wratislaw. “A incorporação do aparelho elíptico permitirá que você ainda colha os benefícios cardiovasculares de um treino duro, proporcionando um impacto menor”, diz ele. “Essa pode ser uma ótima ferramenta para corredores que desejam evitar lesões ou que desejam apenas inovar na sua rotina de exercícios”.