Excesso de proteína aumenta risco de insuficiência cardíaca, diz pesquisa

Por Rick Pearson

excesso de proteína
Foto: Shutterstock

Proteínas são vitais, sim. Mas o excesso de proteína pode ser ruim para o corpo, também. Um estudo descobriu que dietas com altas doses de proteína aumentam em 49% o risco de insuficiência cardíaca.

Outros estudos descobriram que pessoas que consomem grandes quantidades de proteína, especialmente em forma de carne vermelha e processada, estão mais propensas à obesidade ou a desenvolver diabetes tipo 2 e câncer de cólon. “A maioria das dietas proporciona quantidades adequadas de proteína, e corredores não obtêm nenhum benefício de uma alimentação com doses extras dela”, diz Tom Sanders, professor de nutrição e dietética do King’s College de Londres.

Proteína: quando, como e quanto você deve consumir

E as vitaminas, protegem o coração?

Os suplementos de vitaminas e minerais mais populares não aportam nenhum benefício significativo à sua saúde e tampouco a prejudicam, propõe um novo estudo. Ele descobriu que multivitamínicos, vitamina D, cálcio e vitamina C não mostraram nenhum risco ou vantagem na prevenção de problemas cardiovasculares, ataque cardíaco ou morte prematura.

No entanto corredores podem se beneficiar de comprimidos de vitamina D no inverno. “É difícil obter vitamina D suficiente por meio da alimentação”, diz a nutricionista Renee McGregor. “Nós a produzimos dentro do nosso corpo a partir dos raios de sol, e ela possui um papel importante na saúde dos ossos, na recuperação muscular, no sistema imunológico, no estado do humor e no cansaço, então corredores se beneficiam da suplementação durante os meses de inverno.”

Saiba o que comer antes de correr para garantir bons treinos

Coma de forma saudável

Abaixo, algumas comidas que são boas alternativas para os suplementos

Vitamina A. Carne vermelha, pimentão-vermelho, queijo de cabra, ovos.
Vitamina B. Feijão, cogumelos, amêndoas, arroz integral.
Vitamina C. Kiwi, brócolis, tomate, batata-doce, pimentão-verde.
Vitamina D. Salmão, queijo cottage, gema de ovo, fígado de boi.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here