4 exercícios de pilates para reduzir medidas

Por Redação Women's Health Brasil

Exercícios de pilates para reduzir medidas
Foto: Shutterstock

Ao contrário do que muita gente pensa, fortalecimento, redução de medidas e emagrecimento são pontos que também podem ser trabalhados no pilates. Para quem está sem tempo, não tem como ir à academia ou não abre mão de seus momentos livres, trouxemos 4 exercícios de pilates para reduzir medidas e fortalecer. Você só vai precisar de um colchonete.

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O treino pode ser realizado todos os dias. Mas se você tiver alguma restrição, a orientação de Sérgio Borges, professo da Pure Pilates, é que ele seja feito em dias alternados. Com a prática regular de duas ou três vezes por semana já será possível perceber uma boa definição da musculatura e a melhora, principalmente, da postura. Lembrando que o pilates ainda pode ser associado a outras modalidades. Confira:

Exercícios de pilates para reduzir medidas e fortalecer

1Abdominal

Exercícios de pilates para reduzir medidas
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Benefícios: fortalecimento do abdômen, glúteos e costas.

Como executar: em um colchonete, deixe o corpo estendido, com pernas retas e os braços acima da cabeça. No momento da inspiração eleve lentamente mãos, braços, ombros, cabeça e tronco até conseguir se levantar. O movimento também pode ser realizado com os joelhos dobrados, facilitando assim sua execução. Faça quatro séries de 8 a 12 repetições.

2Elevação de quadril

Exercícios de pilates para reduzir medidas
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Benefícios: fortalecimento da musculatura do glúteo, do abdômen, da coluna lombar, dos músculos posteriores da coxa e também da musculatura paravertebral.

Como executar: ainda no colchonete, deite com os joelhos flexionados e mantenha os pés, braços, ombros e costas apoiados no chão. Na inspiração suba lentamente o cóccix, a coluna lombar e coluna vertebral, mantendo os ombros e a parte de cima das costas como apoio. Levante uma das pernas em direção ao teto. Faça quatro séries de até 10 repetições para lado.

3Flexão de braço

Exercícios de pilates para reduzir medidas
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Benefícios: ótimo fortalecimento dos músculos peitorais e tríceps.

Como executar: fique em quatro apoios, depois estique as pernas, apoiando as pontas dos pés. Enquanto isso, mantenha os braços abertos em um ângulo de 90º. O movimento consiste em descer com o peito em direção ao chão com os braços próximos ao corpo. Faça quatro séries de 10 a 15 repetições.

4Exercícios de pilates para reduzir medidas: elevação de perna lateral

Exercícios
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Benefícios: fortalecimento dos músculos da coxa.

Como executar: deite de lado, sobre um dos braços, que pode permanecer estendido. Em seguida, contraia o abdômen, assim como os glúteos e pelve. Mantenha então as pernas bem estendidas uma em cima da outra. No momento de inspiração eleve a perna de cima em direção ao teto e abaixe. Faça quatro séries de 10 a 15 repetições para cada perna.

É importante salientar que, com um professor ausente, é preciso uma atenção redobrada com a postura no momento de executar todos os exercícios. Sessões de pilates feitas de qualquer maneira podem trazer uma série de malefícios à sua saúde. Portanto, muita atenção e força para realização dos movimentos de maneira correta.

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