O que rolou no 9º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit

Por Amanda Panteri, da Runner's World Brasil

9º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit
Foto: Eduardo Lopes

Famílias, casais, esportistas, amigos e cães, todo mundo reunido no Parque Villa-Lobos, na capital de São Paulo, para conferir o Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit 2019. A exibição de 26 documentários nacionais e internacionais sobre a cultura outdoor aconteceu durante as noites de 17 e 18 de agosto e contou com uma programação repleta de atividades para quem participava do evento.

“O Rocky Spirit nasceu com o objetivo de trazer uma experiência mais sensorial. Em um evento ao ar livre, o objetivo da Rocky Mountain Sports Content é sempre o de diminuir o déficit de convivência com a natureza do cidadão médio brasileiro. E vem dando certo!”, afirmou Caco Alzugaray, publisher da Rocky Mountain e idealizador do festival. Ainda de acordo com ele, um dos grandes aliados do sucesso desta edição foi o aumento da procura por um “detox digital”.

Corredores dominam trilhas de Campos do Jordão no Rocky Mountain Games

Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit 2019

Este ano, o festival teve como tema “Histórias que Libertam”. Seis produções nacionais estavam entre os títulos, entre eles Togumi – Tor de Géants, que contou a jornada do brasileiro referência em trail run Sidney Togumi na ultramaratona de montanha realizada na Itália, com mais de 330 km de percurso. No fim da exibição, o diretor do curta Bob Lucas e o atleta subiram ao palco para falar da produção, em uma entrevista que ainda rendeu bons conselhos aos corredores de longas distâncias.

Togumi no Rocky Spirit 2019
Foto: Eduardo Lopes

“Quando estamos em uma prova e bate aquela bad trip, a maioria das pessoas desiste da competição, em vez de esperar a sensação passar para tomar alguma decisão. A melhor coisa seria parar, descansar um pouco, focar na hidratação e até comer alguma coisa. Isso faz toda a diferença”, afirmou Togumi. O curta foi a escolha oficial da Runner’s como melhor título das noites.

Outra história libertadora – aplaudida em pé pelo público – foi Julietti – Uma Vida nas Montanhas, de Wiland Pinsdorf. O curta mostra a saga de Juliana e seu marido Guilherme em busca de um recorde: ser a primeira cadeirante a subir uma montanha com mais de 6.000 metros de altura.

Mas quem é Julietti? A cadeira de rodas desenvolvida especialmente para o esporte de aventura por Guilherme, que começou esse projeto depois que Juliana foi diagnosticada com uma síndrome neurológica que tirou a coordenação de seus movimentos e prometeu à mulher que a levaria com ele até o destino. Tanto o público quanto o júri escolheram o documentário, que levou o título de melhor produção nacional do festival.

A vez delas

9º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit
Foto: Eduardo Lopes

A participação das mulheres em documentários também teve destaque na edição de 2019. Karina Oliani, a primeira brasileira a chegar ao topo da montanha K2, na Ásia (considerada a mais perigosa do mundo), esteve presente e deu uma entrevista em um dos blocos da mostra. “Foram quatro anos querendo escalar aquela montanha e cada ano aconteceu um imprevisto. Em um, fiquei doente. No outro, não pude ir porque não consegui patrocínio. E, quando acumula essa vontade de algo, você não desiste fácil”, disse Karina na noite de domingo (18). Seu treinador, Maximo Kausch, também comentou o feito. “A gente estava feliz. Queria tentar e continuar até onde desse. O melhor approach para você fazer uma coisa dessas é pensar: ‛Se der certo, bom. Se der errado, que bom também’.”

Fim de semana animado

Quem chegou cedo ao festival não teve apenas a vantagem de poder reservar um bom lugar para assistir aos filmes. Também pôde conferir uma programação paralela de tirar (literalmente) o fôlego. No sábado, as atividades começaram às 8h com um treino de corrida da assessoria esportiva Núcleo Aventura, comandado pelo treinador João Bellini. “Foi uma experiência bem legal, muito democrática. Pessoas com diferentes níveis de condicionamento físico puderam participar. Elas aqueceram um pouco e depois partiram para as subidas em frente ao parque. Teve gente que repetiu o percurso seis vezes. Já outras pessoas, três. O mais importante foi que todo mundo se divertiu.”

ioga no Villa Lobos
Foto: Eduardo Lopes

Logo depois, um público de aproximadamente 40 pessoas trabalhou flexibilidade, estabilidade e concentração em uma aula de superioga feita por Angélica Banhara. Assim como no domingo, às 10h, quase 50 pessoas puderam aproveitar uma sessão de ioga com a instrutora Lyka Ribeiro. “O ioga e todos os filmes do Rocky Spirit têm a mesma proposta, que é a conexão. Foi uma aula muito gostosa com uma galera que aproveitou bem a manhã de domingo”, disse Lyka sobre o evento.

As aulas de treinamento funcional também bombaram. Trinta pessoas compareceram no sábado, às 12h, para um treino com Rodrigo Ruiz. Quase 50 pessoas também participaram de uma aula no domingo, no mesmo horário, comandada por professores da Bodytech e da Fórmula Academia.

Além de todas as atividades, dois shows embalaram o fim das tardes e levaram uma boa dose de música com um tributo a Bob Marley, composto por Anelis Assumpção, Saulo Duarte e Guizado; e um tributo a Gilberto Gil, embalado por Karina Buhr, Dada Yute e Guizado.

Ativações e público infantil

A programação do Rocky Spirit 2019 também foi pensada para as crianças. Elas contaram com estruturas do Acampamento Go Outside de Aventura e da Estação Pratique Esporte, da Pratique360. Além de contação de histórias da Associação Viva e Deixe Viver e oficina de dobraduras com distribuição de gibis da Turma da Mônica pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Rocky Spirit 2019
Foto: Eduardo Lopes

As ativações estavam a todo vapor nos dois dias e contaram com a participação do Instituto Melanoma Brasil, que colocou pontos de protetor solar para a galera toda reforçar a defesa contra os raios UV. Já a Sabesp garantiu a hidratação de todo mundo com 720 copos distribuídos ao longo do evento – um total de 144.000 ml! Já quem repôs as energias depois das aulas de ioga foi o Mundo Verde, que deu 150 pacotes de chips de coco durante os dois dias para os que marcaram presença, que também garantiu a pipoca da turma durante a exibição dos documentários. Para completar, a Omint Saúde e Seguros compartilhou 300 pipocas doce gourmet. A empresa ainda disponibilizou 300 fones de ouvido como brinde, por meio de uma campanha que envolvia as redes sociais.

Rocky Spirit reúne público para sessões de cinema ao ar livre

O festival contou ainda com a Sou Saudável, que promoveu uma feirinha gastronômica com direito a hambúrguer vegano, churros, kombuchá e muito mais. Ao todo, 290 pizzas e 160 águas de coco foram vendidas.

Os melhores dos melhores

A seleção dos filmes da mostra, realizada pela diretora do evento, Andrea Estevam, começou em maio, na cidade de Telluride, no Colorado (EUA), mais precisamente no Mountain Film Festival. É de lá que sai parte da programação do Rocky Spirit, que ainda é complementada com a seleção de nomes brasileiros. Mas o festival não acaba com a exibição dos filmes. Os presentes no evento ainda puderam votar nos seus títulos preferidos. Junto com uma comissão avaliadora, foram escolhidos os melhores títulos nas categorias nacional, internacional com menos de 10 minutos e internacional com mais de 10 minutos. Confira os vencedores:

Vencedores do Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit 219

cinema ao ar livre villa lobos
Foto: Eduardo Lopes
  • Melhor Filme Nacional – Escolha do Júri

Julietti – Uma Vida nas Montanhas

  • Melhor Filme Nacional – Escolha do Público

Julietti – Uma Vida nas Montanhas

  • Melhor Filme Internacional – Escolha do Júri

Queen Maud Land

  • Melhor Filme Internacional – Escolha do Público

Queen Maud Land

  • Melhor Filme Internacional (menos de 10 minutos) – Escolha do Júri

Hors Piste

  • Melhor Filme Internacional (menos de 10 minutos) – Escolha do Público

Run Wild

  • Escolha da Runner’s World

Togumi – Tor des Géants

  • Escolha da Women’s Health

Mentors: Hilaree Nelson

  • Escolha da Hardcore

Simagere – O Espírito da Vida

  • Escolha da Bicycling

Life of Pie

  • Escolha da Go Outside

A Trilha

  • Menção Honrosa

Wave Your Hands Like Clouds

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here