Treino de fortalecimento dos pés para você correr mais forte

Por Rick Pearson, da Runner's World

fortalecimento dos pés: mulher massageia o pé com as mãos
Foto: Shutterstpck

Quando se trata de deixar seu corpo à prova de lesões, a maioria dos corredores aceita a necessidade de melhorar o core, mas quantos prestam atenção no fortalecimento dos pés? “Poucos corredores sabem como pés fortes podem ser poderosos”, fala Eric Orton, treinador de corrida que trabalhou de perto com Christopher McDougall, autor de Nascido Para Correr.

“Tudo começa neles. Eles têm músculos, assim como qualquer outra parte do corpo. Eu os chamo de core do pé.” Eric diz que pés fracos – e os pés dos corredores, na sua maioria, são lamentavelmente fracos – ativam uma cadeia de movimentos ruins que podem causar problemas nos joelhos, quadris e lombar. A boa notícia, segundo Eric, é que você pode treinar o fortalecimento dos pés. Equilibrando-se sobre a parte dianteira de um deles  – preferencialmente numa tábua inclinada –, você pode dar uma força extra a eles.

Por que estou ganhando peso treinando para uma maratona?

Para Mark Esteban, treinador da marca de tênis minimalistas Vivobarefoot, os alicerces ideais de pés saudáveis não dependem tanto da força, mas, sim, da forma. “Em vez de fazer exercícios específicos, eu diria que é melhor você andar descalço ou com um tênis minimalista”, recomenda.

Calçados minimalistas, de acordo com Mark, devem ser “planos, folgados e flexíveis”, permitindo que o pé se mova como se estivesse descalço. E isso se torna ainda mais importante à medida que envelhecemos. “Se seu pé não for funcional, ele vai piorar com o tempo ao invés de melhorar”, diz. “É muito importante que você se mantenha ativo conforme envelhece. Quer você seja ou não corredor, deve tentar se manter física e mentalmente saudável por meio do movimento. E tudo começa com os pés.”

Proteína em excesso não é bom, diz estudo

Qual o tipo de tênis causa menos impacto durante a corrida? 

Treino para o fortalecimento dos pés

Conheça a toe-ga, a yoga para os pés:

Dedão para baixo

Fortalecimento de pés

Em uma superfície macia, dobre o dedão por debaixo dos dedos.Visto de cima, parece que o dedão foi cortado. Ajuda na mobilidade da articulação do primeiro metatarso.

Dedão para cima

Fortalecimento de pés

Dobre os quatro outros dedos por debaixo do pé. Pressione o dedão contra o solo para fortalecê-lo. Este exercício também ajuda na mobilidade da articulação do primeiro metatarso.

Flexão plantar sentado nos calcanhares

Fortalecimento de pés

Sente-se sobre o calcanhar e flexione a planta do pé a partir do tornozelo, de forma que os dedos fiquem olhando para trás. Coloque uma toalha debaixo dos pés se o chão for muito duro. Você sentirá a parte da frente dos pés e dos tornozelos alongarem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here