É mais seguro comprar frutas e vegetais embalados?

Fonte: Men's Health US

frutas e vegetais embalados
Foto: Shutterstock

Claro, os supermercados têm eliminado as sacolas plásticas, mas suas seções de produtos estão transbordando de caixas descartáveis e bandejas de isopor. Salada ensacada é uma coisa, mas você realmente precisa de pepinos embalados individualmente e redinhas de malha para cada pêra? É seguro comprar frutas e vegetais embalados?

Para descobrir, conversamos com Caroline West Passerrello, que costumava trabalhar como nutricionista de uma mercearia e agora é uma porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics para explicar.

+ 7 alimentos que dão mais energia e diminuem o cansaço

É seguro comprar frutas e vegetais embalados?

Os produtos pré-cortados são mais caros e oferecem menos nutrição

É verdade que a abóbora picada, os anéis de abacaxi e a beterraba espiralada economizam o tempo de preparação na cozinha. Mas saiba que isso tem um custo nutricional.

“O corte de frutas ou legumes os expõe ao oxigênio e à luz, e às vezes ao calor, que afetam a retenção de vitaminas nos alimentos”, diz West Passerrello. Frutas e legumes integrais retêm suas vitaminas e outros nutrientes por mais tempo do que aqueles que foram fatiados e picados.

+ 10 alimentos que combatem a ansiedade e a depressão

As vitaminas solúveis em água, como B e C, estão em maior risco porque a água evapora mais rapidamente do produto cortado. É sempre melhor cortar sob demanda e armazenar qualquer sobra de produtos em um recipiente hermético.

Não é provável que comprar verduras ensacadas seja mais seguro para você

Não é coincidência que muitas ameaças de contaminação de alimentos provenham de alfaces ensacadas pré-cortadas. Folhas cortadas são mais propensas a conter bactérias, porque há mais bordas para contaminar, diz West Passarello. Além disso, um ambiente quente, úmido e vedado é uma incubadora perfeita para E. coli, Salmonella e Listeria.

Então, compre folhas verdes inteiras, como espinafre ou rúcula, ou corte a alface antes de comer. Melhor ainda, corte apenas o quanto precisar e guarde o restante em uma sacola plástica. Nota: Toda a lavagem do mundo não vai te livrar de E.coli. Só o calor pode fazer isso.

Alimentos orgânicos devem ser embalados

Para manter a certificação orgânica do fabricante e do varejista, os itens orgânicos não podem tocar nos convencionais, e é por isso que eles costumam ser embalados. Viu alguma comida no supermercado vendida como orgânica que não está em um pacote? Pode estar rotulado erroneamente. Uma exceção: frutas orgânicas vendidas nos mercados de agricultores diretamente aos consumidores não exigem embalagem.

+ 11 alimentos que podem acabar com o seu sono

Um alimento de “pele macia” precisa de proteção

Você pode comprar uma pêra sem essa rede de isopor, mas uma pêra nua é mais propensa a machucados. Isso significa que pode ter sofrido alguns ressaltos durante o transporte ou no porta-malas do seu carro a caminho de casa – ambos os quais podem levar àquelas partes moles enegrecidas não tão apetitosas.

Dito isso, mesmo se um alimento é embalado você ainda deve lavá-lo antes de comer. A umidade contribui para a deterioração, fazendo com que o alimento estrague mais rápido.

As maçãs podem ter uma vida útil comercial de cerca de um ano

Dê crédito às suas cascas grossas e ao interior denso. Mas uma maçã podre realmente pode estragar o carrinho inteiro. Isso porque eles liberam gás etileno, que tem o efeito de amadurecer as frutas ao seu redor. É por isso que você costuma vê-las estocadas em sacos de cinco ou seis – para impedir que tudo estrague.

Por fim, a embalagem ajuda a prolongar a vida útil do produto

Produtos se deterioram pela mesma razão que qualquer outro alimento fica velho ou estraga: oxidação. Os cientistas de alimentos descobriram que, ajustando a proporção de oxigênio ao dióxido de carbono dentro de um saco de alface, por exemplo, isso o manterá fresco por mais tempo. Não tenha medo. Eles fazem isso naturalmente, usando os gases que as próprias plantas emitem quando são cortadas. É chamado de “embalagem com atmosfera modificada”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here