Fuja das lesões

Cinco maneiras surpreendentemente simples de se livrar das dores

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Por Beth Dreher

1Não abuse dos chinelos

POR QUÊ Se você tem propensão a ter fascite plantar ou tendinite no tendão calcâneo, evite o chinelo de dedo, recomenda o podólogo esportivo norte-americano Stephen Pribut. “Eles não oferecem suporte para o arco do pé, e ter que ‘apertar os dedos’ para segurá-los no lugar pode causar tendinite”, afirma. “Erguer o calcanhar repetidamente pode alterar sua maneira de andar – e, possivelmente, de correr”, diz Stephen.

COMO Procure sandálias que ofereçam mais suporte ou que tenham tiras para o calcanhar.

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2Evite estes remédios

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POR QUÊ O FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, emitiu alertas importantes sobre uma classe específica de antibióticos, as fluoroquinolonas, ligadas a um alto risco de lesões nos tendões. “Elas afetam as proteínas que ajudam a manter os tecidos saudáveis”, diz Susan Joy, médica e diretora do Community Sports Health Network, nos Estados Unidos.

COMO Pergunte ao seu médico sobre alternativas seguras, incluindo penicilina, amoxicilina e azitromicina.

3Consuma ferro

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POR QUÊ “O ferro tem um papel essencial na distribuição de oxigênio aos músculos”, diz Connie Diekman, nutricionista da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Ter níveis baixos de ferro pode prejudicar a habilidade do músculo de se recuperar.

COMO Mulheres precisam de 18 mg por dia, enquanto homens precisam de 8 mg. Alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, peixe, aves e feijão. Se você fica cansado com frequência ou sente que seu desempenho caiu, peça a seu médico para conferir seus níveis de ferro.

4Tenha mais de um par de tênis

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POR QUÊ Um estudo escandinavo mostrou que corredores podem diminuir os riscos de lesões ao alternar entre dois ou mais pares de tênis. “Isso altera seu padrão de corrida e varia as forças de impacto sobre as pernas”, diz o autor do estudo Laurent Malisoux.

COMO Para corridas longas, prefira um par com bom amortecimento. E para treinos de velocidade, use um modelo mais leve e flexível. Se puder, invista em um terceiro: “Quanto mais tênis diferentes você usar, melhor”, aconselha Laurent.

5Mantenha-se bem hidratado

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POR QUÊ Você já deve saber que nos treinos em dias quentes a ingestão de líquidos merece atenção especial, já que a desidratação aumenta o risco de problemas cardíacos. Mas líquidos são essenciais para todas as reações físicas – incluindo o funcionamento dos músculos e o amortecimento das articulações, segundo a nutricionista norte-americana Marni Sumbal.

COMO Hidrate-se bem durante todo o dia com água, água de coco, chás, sucos e até bebidas esportivas.

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