Ghirmay Ghebreslassie é o campeão mais jovem da Maratona de NY

No feminino, Mary Keitany vence pela terceira vez consecutiva

Ghirmay Ghebreslassie vence a Maratona de NY de 2016 Foto: divulgação.

A Maratona de Nova York, realizada no último domingo (6), foi de feitos históricos. No masculino, Ghirmay Ghebreslassie, de 20 anos, se tornou o campeão mais novo da história do percurso. Entre as mulheres, Mary Keitany repetiu o bom desempenho dos últimos anos e venceu a prova pela terceira vez consecutiva. Desde Grete Waitz, que ganhou cinco vezes seguidas (1982-86), uma mulher não emplaca um tricampeonato.

Leia mais:

Queniana perde títulos das maratonas de Boston e Chicago de 2014
6 combustíveis para a maratona

Durante os 42 km, Keitany adotou uma estratégia ousada e se desgarrou do pelotão ainda na metade da prova. A queniana finalizou a maratona em 2h24min26, um segundo mais lenta que em 2015. “Significa muito para mim. Estou muito empolgada. Não é fácil ganhar três vezes”. Sally Kipyego ficou em segundo (2h28min01) e Molly Huddle, norte-americana estreante em maratonas, conseguiu o bronze com tempo de 2h28min13.

Mary Keitany venceu a Maratona de NY pela terceira vez Foto: divulgação.
Mary Keitany venceu a Maratona de NY pela terceira vez Foto: divulgação.

Diferente de Keitany, Ghebreslassie começou a se afastar dos adversários no último quarto da prova. Ele concluiu os 42 km em 2h07min51 e se tornou o mais jovem atleta masculino a vencer nas ruas de Nova York. “Para mim, isso era um campeonato, como o Mundial ou as Olimpíadas. É muito importante ser o primeiro atleta da Eritreia a vencer em Nova York”, disse o maratonista. Lucas Rotich ficou com a prata (2h08min53) e Abdi Abdirahman levou o bronze (2h11min23). Campeão em 2015, Stanley Biwott abandonou a prova por causa de uma lesão.

Tatyana McFadden também alcançou uma marca inédita para atletas em cadeiras de rodas. A norte-americana venceu a Maratona de Nova York (1h47min43) pela primeira vez e é a única a ganhar os 42 km de Nova York, Boston, Londres e Chicago no mesmo ano. Entre os homens, a vitória de Marcel Hug (1h35min49) só foi definida no photo finish. Kurt Fearnley ficou menos de um segundo atrás de Hug.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here