7 hábitos que estão sabotando a sua corrida matinal

Por Susan Paul, da Runner's World US

corrida matinal
Foto: Shutterstock

Todo corredor tem corridas boas e ruins. E quando você corre em diferentes horários do dia, você lida com diferentes circunstâncias. Todos temos um relógio interno que contribui para o horário que preferimos correr. Algumas pessoas, naturalmente, preferem correr pela manhã, outras no fim do dia. Conciliar as suas corridas com o que relógio biológico pode ser muito bom. Mas, algumas vezes, o período da manhã é o único momento em que você pode correr.

E, se você não é uma pessoa que costuma fazer atividades físicas pela manhã, seria bom fazer, ao menos, parte do seu treino logo cego, se você planeja colocar a corrida nas primeiras horas do seu dia. Mas tenha uma coisa em mente: Qualquer corrida é melhor do que nenhuma corrida. Mesmo sem, naquele dia, o treino foi mais difícil e você não conseguiu completar a sua meta, você ainda está correndo. Esse é o espírito da corrida.

Você enrola na cama

Pressionar o botão “soneca” sem parar pode acabar fazendo com que você se atrase e acabe pulando a corrida. Quando colocar o seu celular para despertar, uma dica é deixar o aparelho o mais longe possível da sua cama. Isso vai fazer com que você saia da cama. Se um alarme não for suficiente, programe vários.

Você tenta se arrumar pela manhã

Não! Isso demanda demais. Separe as suas roupas e tudo o que for precisar na noite anterior, antes de se deitar. Assim, quando o despertador tocar, você já estará com tudo pronto. Alguns corredores chegam a dormir vestidos com suas roupas de corrida. Mas, aí, fica a seu critério.

Você não se planeja

Quando estiver separando suas roupas na noite anterior, tenha em mente como será o seu treino. Planeje a sua rota, a distância, seu pace, dessa forma você pode visualizar a sua corrida quando for se deitar.

Você pula o café da manhã

Baixos índices de açúcar no sangue são uma ótima forma de prejudicar a sua corrida pela manhã. Os níveis de açúcar estão em seu nível mais baixo quando acordamos, após jejuarmos durante a noite; portanto, mesmo em corridas curtas, os níveis de açúcar no sangue caem abaixo do nível desejado. Mesmo um pequeno café da manhã, como metade de uma barra energética, uma banana ou uma torrada com pasta de amendoim, podem salvar a sua corrida.

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Você vai rápido demais

Sempre comecei com um aquecimento. Alterne caminhada e corrida por dez minutos e vá aumentando o ritmo gradualmente. Terminar uma corrida se sentindo bem – e forte – também é uma boa injeção de ânimo. E isso vai fazer com que você fique bem o dia inteiro.

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