Homem paraplégico quebra recorde mundial

por Ben Hobson, da Runner's World UK

paraplégico
Foto: Facebook

Adam Gorlitsky, que ficou paraplégico após um acidente de carro em 2005, completou a Maratona de Charleston, nos Estados Unidos, enquanto usava um exoesqueleto. Ele quebrou o tempo recorde mundial.

Leia Mais

+ Cães-guias conduzem deficiente visual e fazem história na Meia Maratona de Nova York
+ Maratona de SP vale pontos para rankings de deficientes
+ Rhonex Kipruto quebra recorde mundial nos 10K

“De uma maneira estranha, é uma boa época pra se estar paraplégico”, ele disse, se referindo à tecnologia disponível.

Adam sempre foi muito atlético enquanto crescia. Até que, aos 19 anos de idade, em 30 de dezembro de 2005, ele sofreu um acidente de carro. “De imediato, eu percebi que havia algo errado com minhas pernas. Só não sabia ao certo o quê”, conta Adam.

Após ouvir dos médicos que ele não seria capaz de andar nunca mais, ele ficou devastado mas “ou você se adapta ou você morre, certo?”, diz Adam. Ele teve que se reencontrar enquanto atleta, agora usando uma cadeira de rodas.

Adam continuou a se exercitar mas foi após ter contato com um exoesqueleto que ele decidiu que começaria a treinar para uma maratona.

Depois de tentar quebrar o recorde na Maratona de Los Angeles no ano passado sem sucesso, já que teve que interromper a prova depois de 27 quilômetros, Adam estava determinado a vencer o atual recordista também paraplégico, Simon Kindleysides, que terminou a Maratona de Londres 2018 em 36 horas e 46 minutos.

Começando a corrida na noite da última quinta-feira (dia 9 de janeiro), Adam terminou na manhã de sábado em um período de 33 horas, 50 minutos e 23 segundos, sem qualquer pausa para dormir. O Guinness World Records ainda não ratificou o recorde mas Adam conta que pretende enviar seu recorde para eles logo.

Para saber mais sobre Adam, consulte o site dele – I GOT LEGS, em tradução livre “Eu tenho pernas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here