Brasil tem recorde de medalhas no Parapan de Lima

Por Redação Runner's World Brasil

Brasil tem desempenho histórico nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019
Foto: reprodução Instagram / @ocpboficial

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 terminaram no domingo (1) e o Brasil não apenas ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas (308, no total), como também garantiu a melhor campanha da história do evento. Antes disso, o feito era do México, que havia conseguido 307 pódios em 1999. 

Este ano, o Brasil garantiu 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes. Um número muito maior do que o segundo colocado, os Estados Unidos, que totalizaram 185 medalhas. O terceiro colocado no quadro foi o México, com 158. Seguido da Colômbia, com 133. 

O que vem pela frente

“Lima foi um ótimo termômetro para avaliar o caminho que nós estamos trilhando. Nosso planejamento é para dois ciclos, para oito anos: Tóquio-2020 e Paris-2024”, afirmou o chefe da delegação brasileira Alberto Martins ao portal Terra durante uma coletiva de imprensa. Ainda segundo ele, a ideia é garantir que o país entre pelo menos no top 10 de medalhistas nesses dois eventos. 

Para isso, Alberto disse que eles estão investindo em muitos aspectos do esporte paralímpico brasileiro. Desde a aposta em jovens promessas até nos atletas que foram prata nesta edição. “Nós tivemos 99 medalhas de prata. O que isso quer dizer para nós? Que tivemos 97 oportunidades de ter o ouro. Temos de analisar com muito cuidado o que faltou para que não tivéssemos o ouro”, explicou. 

Brasil tem desempenho histórico nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019
Foto: reprodução Instagram / @ocpboficial

Outra meta para as próximas competições é aumentar a presença das mulheres na delegação. Este ano, os clubes que trouxeram mais mulheres de classes baixas ganharam uma cota extra de ajuda financeira, ação que deve ser mantida nos próximos anos. 

Confira como foi o atletismo brasileiro no Pan de Lima

Atletismo brasileiro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima

A modalidade foi um dos grandes destaques dos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Isso porque, ao todo, conquistou 82 medalhas: 33 de ouro, 26 de prata e 23 de bronze. 

Brasil tem desempenho histórico nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019
Foto: reprodução Instagram / @ocpboficial

Verônica Hipólito, cuja história será retratada na edição de setembro da Runner’s World Brasil, garantiu a medalha de prata nos 200 m classe T37. “Isso aqui é o meu ouro. Eu não estava andando, eu não consegui treinar para essa prova, eu não devia nem estar aqui no Parapan. Isso aqui é tudo nosso. Nossa bandeira, nossa medalha”, disse em entrevista ao canal SporTV 2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here