Joshua Cheptegei quebra recorde mundial nos 5K

Por Taylor Durch, da Runner's World US

Cheptegei quebrou recorde mundial nos 5K
Foto: Reprodução Instagram/@joshuacheptegei

No último domingo (16), durante a Monaco Run 5K, na Itália, Joshua Cheptegei quebrou o recorde mundial em sua primeira prova do ano. O corredor de 23 anos da Uganda fez 12min51, superando o recorde anterior com 27 segundos na frente.

Leia mais 

+ Rhonex Kipruto quebra recorde mundial nos 10K
+ Maratona de Tóquio é cancelada para amadores
+ Atleta trans disputa vaga na Maratona Olímpica feminina

Ainda em pendência de ratificação pelo Guiness, o desempenho de Cheptegei bateu o melhor tempo anterior de 13min18, estabelecido por Rhonex Kipruto nos 5K parciais dos 10K em Valência, no dia 12 de janeiro. Vale lembrar que Kipruto, no dia, também quebrou o recorde mundial na distância total.

“Uau, isso é realmente ótimo”, disse Cheptegei à World Athletics. “Eu tinha menos de 13 minutos em minha mente hoje, então quando minhas pernas estavam boas durante a corrida, decidi realmente fazer isso. Tirar muitos segundos desse recorde me deixa muito feliz e é um ótimo primeiro teste para mim em uma temporada importante. ”

Cheptegei quebrou recorde mundial: veja como foi o percurso

Cheptegei começou em um ritmo estonteante, com 2min31/km. Ele manteve o pace — 2min35, 2min36 e 2min35 — pelos 3 quilômetros seguintes e terminou com 2min32/km.

Os 12min51 do alteta são os mais rápidos já registrados tanto no asfalto quanto na pista. Em 2019, a melhor marca na pista era de Bekele durante a Rome Diamond League (12min52s98).

Jimmy Gressier, da França, terminou em segundo com 13min18, e quebrou o recorde europeu. Liv Westphal, também da França, venceu a corrida feminina em 15min31 e quebrou o recorde nacional francês feminino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here