Kipchoge tentará 1:59 nos 42 km em Viena, não Londres

Uma retrato do maratonista e recordista nos 42 km Eliud Kipchoge
Foto: Reprodução/Instagram

A cidade histórica de Viena, na Áustria, sediará a tentativa de Eliud Kipchoge de realizar um sub-2h na maratona, no Desafio INEOS 1:59.

O Battersea Park, no oeste de Londres, havia sido considerado como primeira opção, mas os organizadores optaram pelo Prater, o famoso parque vienense.

A tentativa ocorrerá entre 12 e 20 de outubro – a data exata deverá ser decidida com base na condição climática.

Estratégias simples para bater o seu recorde nos 42 km

Kipchoge em Viena

O local, que foi escolhido após um “extenso processo de avaliação mundial”, oferece as melhores condições para a quebra do recorde.

A maratona será realizada em um percurso de 9,9 km em Hauptallee. Para completar os 42 km serão realizadas várias voltas nesse trajeto.

A rota é, claro, plana e rápida, mas também é alinhada com árvores (é chamada de “pulmão verde de Viena”), tornando-se um ambiente rico em oxigênio. Crucialmente, ao contrário de Monza, o local para a tentativa sub-2 anterior em que Kipchoge correu 2:00:25, a rota fornece a capacidade para os torcedores de alinhar a rota.

Há também, deve-se dizer, algumas razões que parecem mais tênues. “É uma diferença de três horas entre o local onde a Kipchoge treina no Quênia”, afirma o comunicado à imprensa. Independentemente do local exato, ele não terá que lidar com o jet-lag no dia anterior.

Desafio 1:59 nos 42 km

Para Jim Ratcliffe, presidente da INEOS (patrocinadora do evento), apenas Kipchoge é capaz de um sub-2h nos 42 km. “Ninguém conseguiu isso. Não é diferente de tentar colocar um homem na lua. Se o Eliud for 1:59, será a primeira vez que qualquer humano conseguiu quebrar essa barreira.”

“Temos a responsabilidade de garantir que ele tenha a melhor chance. Após uma extensa pesquisa de locais que se encaixam nos critérios de Eliud, estamos muito satisfeitos em trabalhar com Viena e esperamos ver a história feita em outubro.”

Em seu perfil oficial no Instagra, Kipchoge divulgou um vídeo (acima) sobre o local escolhido para o desafio e mostrou animação para o grande dia. “Muito animado por Viena ser o cenário do INEOS 1:59 Challenge”, escreveu o maratonista. “Tem todos os aspectos de um curso bonito e bem sucedido em outubro. Espero ver todos vocês lá!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here