Kipsang abandona Maratona de Tóquio 2018 e Chumba vence

O recordista queniano Wilson Kipsang não concluiu a prova por problemas de saúde

Crédito: Divulgação/Twitter

Wilson Kipsang, ex-campeão e atual recordista da Maratona de Tóquio, era favorito para a edição deste ano da corrida japonesa, que aconteceu no último domingo (25). Mas abandonou a prova pouco depois do KM 16,5.

O corredor queniano já tinha manifestado a vontade de quebrar o próprio recorde (2:03:58) na edição desse ano. Mas logo depois dos KM 15, Kispsang começou a caminhar. Parou, então, na estação de água mais próxima e não voltou mais.

“Eu realmente queria ir rápido, mas depois de sofrer com problemas de estômago nos últimos 2 dias antes da corrida, eu não tive forças para correr uma boa prova hoje”, disse ele em seu perfil no Twitter.

Resultados da Maratona de Tóquio 2018

Disputada todo ano em fevereiro nas ruas da cidade, a corrida de pouco mais de 42 km teve o também queniano Dickson Chumba em 1º lugar, com 2:05:30.

O tempo dele foi o segundo mais rápido na história da Maratona de Tóquio, atrás do recorde de Kipsang.  “Embora eu quisesse fazer menos de 2:05, estou feliz com o tempo”, disse Chumba. “No próximo ano, eu gostaria de voltar e correr um 2:04”, revelou ele à  Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

O segundo lugar ficou com o japonês Yuta Shitara, 2:06:11s, e o terceiro com o queniano Amos Kipruto, 2:06:33. No feminino, a etíope Birhane Dibaba foi a vencedora, 2:19:51. A prata ficou com sua conterrânea Ruti Aga, 2:21:19, e da norte-americana Amy Cragg, 2:21:42.

Dicas para maratonas:

+ Como saber se estou pronto para uma maratona? 
+ Plano para correr sua primeira maratona