4 maneiras infalíveis de manter a forma e a saúde

Aprenda a mudar seus hábitos e ser mais saudável

Créditos: SunCity/Shutterstock

Veja como manter a forma mudando a sua forma de pensar e com atitudes simples no dia a dia

Por Liz Applegate

Em 1986, escrevi minha primeira coluna na Runner’s World US, sobre bebidas esportivas e hidratação.

Ao longo dos anos, meus textos têm sido baseados em estudos científicos sobre nutrição esportiva para corredores amadores e de elite.

Muita coisa mudou, algumas radicalmente, mas aqui estão algumas verdades inabaláveis que se mantêm.

Como manter a forma

Aceite que não existe plano mágico

O que você deve comer depende não apenas de fatores como gênero, idade, nível de condicionamento e genética.

Mas também do seu programa de treino e objetivos. Isso quer dizer que suas porções recomendadas de macronutrientes (carboidratos, proteína e gordura) mudam ao longo do tempo.

Comece então lendo artigos sobre nutrição, mas adapte as informações para servirem às demandas do seu corpo.

Monte um plano

Mantenha um diário e tire fotos da sua dieta durante as fases de baixa e alta intensidade de treino.

Use um aplicativo de monitoramento para entender melhor sua ingestão de calorias e suas necessidades de macronutrientes.

Por exemplo, um corredor de 75 kg que corre 40 km por semana e come 2.300 calorias diárias precisa de 70 g a 100 g de proteína, 250 g a 350 g de carboidratos e 30 g a 70 g de gordura.

Ensine seu organismo: prática leva à perfeição

Pesquisas mostram que você pode ensinar seu organismo a absorver melhor os carboidratos testando suas estratégias de abastecimento antes da prova.

Geralmente, maratonistas tentam consumir carboidratos a cada 30 a 60 minutos na competição, mas não fazem isso na fase de treino.

Como consumir carboidrato certo

Pratique ingerindo de 30 g a 60 g de carboidrato a cada hora do longão. Experimente as bebidas e os géis (se houver) que serão oferecidos ao longo do percurso.

Não acredite sempre no que está na moda

Superalimentos (como couve, mirtilo, batata doce) são chamados de super por uma razão. Alimentos repletos de nutrientes oferecem benefícios à saúde, mas uma dieta apenas de couve não vai fazer de você um astro olímpico. O mesmo vale para suplementos.

O que comer

Coma couve, mirtilo e batata-doce, mas cheque a veracidade de promessas mirabolantes com fontes confiáveis, como seu nutricionista esportivo. Ele é a melhor pessoa para fazer da dieta o grande aliado da performance e receitar suplementos, se for o caso.

Regularidade e bom senso

Para manter um peso saudável no longo prazo, é fundamental paciência e regularidade. As estratégias para perda e manutenção de peso mudaram com base em pesquisas.

Mas a regra básica é a mesma: queime mais calorias do que consome. Estudos revelam que as pessoas que conseguem manter a forma são firmes em suas rotinas de exercício (60 minutos diários), evitam dietas extremas e seguem uma alimentação equilibrada.

Como controlar o peso

Anote suas oscilações de peso. Assim, você percebe quais mudanças no seu estilo de vida contribuem para você cometer deslizes.

Dicas para emagrecer

6 dicas para entrar em forma
+ Quer emagrecer? Então pare de fazer dieta agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here