Maratona de Tóquio é cancelada para amadores

Por Jane McGuire, da Runner's World UK

Maratona de Tóquio 2020 foi cancelada para amadores
Foto: Reprodução Instagram/@tokyomarathon

Com o surto de coronavírus se espalhando pelo mundo, muitos questionaram se a Maratona de Tóquio 2020 seria cancelada. Agora, uma declaração oficial dos organizadores da prova decretou que ela será restrita aos corredores de elite, deixando de fora 38 mil corredores. Serão apenas 176 participantes — e 30 atletas em cadeiras de rodas.

Por que a Maratona de Tóquio 2020 foi cancelada para amadores?

No dia 31 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão do coronavírus, que foi identificado pela primeira vez em Wuhan, na China. Em 6 de fevereiro, o governo japonês proibiu viagens para a cidade chinesa por pelo menos 14 dias antes de voltar para o Japão. Na sexta-feira da mesma semana (14), a empresa que promove a Maratona de Tóquio 2020 avisou que aqueles que precisariam passar pela China precisariam adiar inscrição na prova para 2021.

Hoje (17), os mesmos organizadores emitiram um comunicado à imprensa. “Estamos nos preparando para a Maratona de Tóquio 2020 (que acontecerá em um domingo, 1º de março) enquanto implementamos medidas preventivas de segurança. No entanto, agora que a primeira morte por coronavírus foi confirmada em Tóquio, não podemos continuar com o evento dentro da escala que prevíamos originalmente e lamentamos informar o seguinte: a Maratona de Tóquio 2020 será realizada apenas para a elite.”

Leia mais

+ Corredor faz 50K em casa com medo do coronavírus
+ Coronavírus: Mundial de Atletismo é adiado
+ Coronavírus: Maratona de Hong Kong é cancelada

E quem já estava inscrito?

Todos os corredores inscritos poderão adiar a participação para a corrida de 2021. Aqueles que o fizerem deverão pagar novamente pela inscrição no próximo ano. “Respeitando o Regulamento de Entrada, a taxa de inscrição e as doações recebidas para a Maratona de Tóquio 2020 não serão reembolsadas”. Mais informações serão anunciadas em abril deste ano.

Haverá medidas de saúde para os corredores de elite?

Antes do cancelamento, já havia sido anunciado que medidas preventivas foram tomadas para impedir a propagação do coronavírus. O site oficial afirmou que colocará pontos com álcool para as mãos na exposição do evento. Máscaras cirúrgicas também serão distribuídas.

Com os Jogos Olímpicos de Tóquio chagando, as autoridades manifestaram preocupação sobre como o coronavírus afetará as competições. Na quinta-feira passada, Yoshiro Mori, político japonês e chefe da organização dos Jogos, disse que o cancelamento da Olimpíada “não foi considerado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here