Maratona do Rio tem alterações nos percursos de 21 km e 42 km

Redação Runner's World Brasil

Maratona do Rio tem alterações nos percursos
Foto: Shutterstock

A Maratona do Rio tem alterações nos percursos de 21 km e 42 km, após uma determinação judicial, à pedido do Ministério Público, interditar a Avenida Niemeyer devido a inúmeros episódios de deslizamentos na via. Com os novos trajetos, a Meia Maratona Olympikus (21km) e a Maratona do Rio Cosan (42km), que acontecem no dia 22 e 23 de junho, respectivamente, terão novos pontos de largada e chegada, bem como alguns desvios. A altimetria delas também diminuiu.

Os percursos foram escolhidos em concordância com os órgãos públicos do Rio de Janeiro (Prefeitura da Cidade e CET-Rio). Também foram homologados pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Portanto, os tempos finais ainda continuam valendo como índices para outras competições.

Em nota à imprensa, a Maratona do Rio afirmou que “não poupou esforços para garantir o compromisso em primeiro lugar com a segurança e experiência de seus corredores. Todas as modificações foram feitas visando o menor impacto possível para os participantes. E para a cidade, garantindo a qualidade e a realização de todas as provas.”

Maratona do Rio tem alterações nos percursos: o que muda

Na Meia Maratona Olympikus (21km), que será realizada no sábado (22), a largada será feita no final da praia do Leblon e seguirá por sua orla até Ipanema, Copacabana, Centro Histórico e retorno ao Aterro do Flamengo.

Maratona do Rio divulga mudanças nas provas
Foto: Divulgação / Maratona do Rio 2019

Quem vai para a Maratona do Rio Cosan (42km) terá como largada o Aterro do Flamengo ao invés da Praia do Pontal. Depois, correrá em direção ao centro da cidade, mesmo caminho explorada nos Jogos Olímpicos de 2016. A tradicional passagem pelos cartões postais Marina da Glória, Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Igreja de São José, Candelária, Pira Olímpica, Centro Histórico e Boulevard Olímpico será mantida. Na sequência, a prova voltará para o Aterro, seguindo para Copacabana e Ipanema até fazer a volta ao final da praia do Leblon. Só então a prova terminará no Aterro, passando antes pelo Leme.

Maratona do Rio divulga mudanças nas suas provas
Foto: Divulgação / Maratona do Rio 2019

Já as distâncias mais curtas (5k e 10k), bem como a Maratoninha Gloob, continuarão no Aterro do Flamengo. As duas provas voltadas para o público adulto largam próximo às ruas Barão do Flamengo e Almirante Tamandaré, na pista mais próxima do mar, no sentido Zona Sul – Centro. Os 5k vão até o MAM e retornam, enquanto os 10k farão o retorno no túnel Marcelo Alencar.

Maratona do Rio divulga mudanças nas provas
Foto: Divulgação / Maratona do Rio 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here