Mel ou açúcar: qual opção é melhor?

Por Marissa Miller, da Women’s Health US | Adaptação Ana Paula Ferreira

Mel ou açúcar? Qual o mais saudável?
Foto: Shutterstock

Mel ou açúcar: qual é melhor? Muitas pessoas acreditam que o mel é melhor que açúcar para manter os alimentos mais saudáveis e naturais. Mas será que isso é verdade? Vamos começar comparando os valores nutricionais de ambos, de acordo com os dados do United States Department of Agriculture (EUA).

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Mel ou açúcar?

Mel

  • Calorias: 64;
  • Gordura: 0 g (0 g sat);
  • Proteína: 0,1 g;
  • Sódio: 0 mg;
  • Carboidratos: 17 g;
  • Açúcar: 17 g;
  • Fibra: 0 g.

Açúcar refinado

  • Calorias: 49;
  • Gordura: 0 g;
  • Proteína: 0 g;
  • Sódio: 0 mg;
  • Carboidratos: 13 g;
  • Açúcar: 13 g;
  • Fibra: 0 g.

Com isso, podemos notar que uma colher de sopa de mel equivale a cerca de uma colher e meia de açúcar refinado.

Quase 100% das calorias do mel são derivadas do açúcar – e ele contém ainda mais carboidratos e açúcar por porção de uma colher de sopa do que o açúcar comum. Isso, aparentemente, não é tão bom assim.

Mas note o seguinte: “Devido ao seu alto teor de frutose, o mel é cerca de uma vez e meia mais doce que o açúcar”, diz Melissa Joy Dobbins, especialista em alimentação (EUA), o que significa que você pode usar menos quantidade do adoçante natural quando cozinhar e ainda obter o mesmo gosto do açúcar./

Mel ou açúcar: veja os benefícios do mel para a saúde

Apesar de o mel ter mais calorias, elas não são vazias. Isso porque ele contém flavonoides e ácidos fenólicos (antioxidantes poderosos), de acordo com Dobbins, além de alguns minerais como o potássio, que equilibra os eletrólitos, o cálcio, que fortalece os ossos, e o ferro, que combate a anemia.

E você se lembra de quando sua avó dizia para colocar mel no chá quando você ficava doente? Ela estava certa: uma pesquisa feita pela revista Frontiers in Microbiology (EUA) descobriu que o adoçante natural combate o resfriado de várias maneiras, podendo até ser mais eficaz do que os antibióticos.

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