Entender a sua personalidade pode melhorar a sua corrida

Saiba qual treino se encaixa melhor com o seu perfil (Fonte: Competitor Running)

Dieta e uma planilha são armas poderosas para você bater suas metas, mas entender a sua personalidade pode melhorar a sua corrida.

De maneira geral, as pessoas podem se encaixar em quatro tipos de personalidade: dominante, influenciador, estável e amável.

De acordo com o DISC Personality Type testes e pesquisas, cada personalidade está associada com características específicas, padrões de pensamentos e hábitos.

Pessoas dominantes, por exemplo, não se importam com detalhes, apenas em atingir seus objetivos.

Os influenciadores, por sua vez, valorizam os relacionamentos e se preocupam com os passos que devem tomar para resolver um problema e são mais focadas em fazer isso de uma maneira agradável do que simplesmente fazer.

Já os prestativos são meticulosos, preferem ter certeza das coisas antes de tomar uma decisão e gostam de ficar em sua “zona de conforto”.

Por fim, as pessoas de personalidade estável também não gostam de ficar desconfortáveis. Embora eles não precisem que tudo seja tão impecável como no caso dos prestativos, eles também procuram por certa segurança antes de começar alguma coisa.

1Descubra a sua personalidade

Dominante: toma decisão rapidamente, age por impulso, competitivo e com vontade de vencer. Impulsionado pela certeza e, por consequência, tem como foco o resultado final;

Influente: valoriza relacionamentos, precisa pensar bem antes de tomar uma decisão, comunicação é fundamental, gosta de tentar coisas novas e não lida bem com pressão;

Estável: indeciso, precisa ter segurança e estar confortável, gosta de agradar.

Prestativo: detalhista e específico, é muito autocrítico sob pressão, tem medo de críticas e demora para tomar decisões.

Não é incomum ter traços de mais de uma personalidade, mas considere o que mais está alinhado com você a maior parte do tempo.

2Tenha um plano de treino para a sua personalidade

Dominante: tempo run (treino de ritmo)

Aposte: defina a distância que você quer percorrer, o ritmo que precisa atingir e comece. Registre o seu desempenho e, na semana seguinte, tente superar essa marca, ou seja, transforme a sua corrida em uma competição pessoal. Pessoas dominantes se saem melhor quando têm objetivos claros e resultados que precisam ser superados.

Evite: Ficar pensando no seu pace, distância ou detalhes de cada quilômetro. Pensar demais pode levar as pessoas dominantes à frustração e fazer com que se sintam sobrecarregadas, isso gera um desgaste mental que pode fazer até com que desistam.

Influente: longão

Aposte: faça um roteiro e tenha uma estimativa de tempo para percorrer esse trajeto.

Evite: sair de casa sem um percurso planejado ou sem conhecer esse roteiro.

Estável: velocidade

Aposte: vá para a pista com um grupo de corredores e um treino já estabelecido, como, por exemplo. Analise o seu tempo com o grupo, assim você sai da sua zona de conforto sem, necessariamente, precisar tomar decisões.

Evite: lidar com subidas ou treinos de pista sozinho ou sem um plano. Ter que tomar decisões ou fazer as coisas sozinho não é legal para quem pensa em conjunto.

Prestativo: fartlek

Aposte: escreva o seu treino em detalhes, defina tempo ou distância como métrica e contabilize cada parte do treino.

Por exemplo:
3 km de aquecimento;
7 fartleks de 1.5 km cada; com 400 m de recuperação entre eles.
2.5 km como desaquecimento
Total: 16 km

Evite: sair de casa sem um plano em mente vai te causar uma fadiga mental durante o treino que pode impactar a sua performance.

Nem sempre é fácil se adaptar ao treino indicado para a sua personalidade, mas tente se concentrar no seu tipo de personalidade e entender como aplicar isso ao seu reino será a chave para melhorar e atingir suas metas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here